Conheça Rio Preto
História e Símbolos Municipais
Patrimônio Histórico
Mercado Municipal
 
O Mercado Municipal, ou Mercadão, como é popularmente conhecido, foi inaugurado em 19 de julho de 1944, pelo prefeito Ernani Pires Domingues. Sua construção foi determinada na elaboração do Código de Posturas, em 1º de maio de 1902.

O prédio possui características do Movimento Art Déco, com volumes arredondados, corpo central como elemento verticalizante, elementos geométricos salientes em volta das esquadrias e paredes, esquadrias esféricas, platibandas em níveis diferentes, pilares arredondados e marquises.

Ao todo, o local dispõe de 1.688 metros quadrados e cerca de 100 instalações comerciais, entre boxes e bancas. No início, as atividades eram limitadas à venda de produtos alimentícios, peças de barro, buchas secas, vassouras, cestas e peneiras de taquara. Atualmente, é possível encontrar um grande variedade de produtos, desde flores, revistas e até artigos exotéricos.

O Mercadão foi tombado como patrimônio histórico do município pelo Comdephact - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, em 2004. Três anos depois, foi eleito pela população como uma das sete maravilhas da cidade.

O local é famoso por seu pastel e tornou-se ponto de encontro de jornalistas, políticos, artistas, fotógrafos, historiadores e diversos membros da comunidade rio-pretense.
 
 
 
Instituição Responsável
Secretaria de Agricultura e Abastecimento