Página inicial
Notícias

Notícias

Prefeito recebe propostas de igualdade racial e pessoas com deficiência

O prefeito Edinho Araújo recebeu, nesta terça-feira, dia 9, as propostas extraídas do 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência (21/9/2017) e da 4ª Compir – Conferência Municipal e Regional da Igualdade Racial (23/9/2017), em reunião realizada às 17 horas, na Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Raça e Etnia.

O material foi entregue pela titular da pasta, professora Maureen Leão Cury, na presença do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Paulo César dos Santos (o atleta Jatobá); da presidente do CAD (Clube Amigos do Deficiente), Vera Godói; do pastor Altair Pereira da Silva (do Conselho Municipal dos Direitos dos Afro-descendentes); de atletas de basquete sobre rodas, de técnicos e profissionais da Secretaria.

“As questões e propostas já foram discutidas no fim do ano passado e agora estamos amarrando todas as que concretamente promovem a igualdade. A inclusão das pessoas por meio do esporte é um fato consagrado, e esta secretaria dá todo apoio técnico. É o caso do CAD, entidade sem fins lucrativos, fundado e dirigido há 14 anos pela empresária Vera Godói. O CAD é nosso parceiro, formando e treinando atletas, com atendimento de pessoas com deficiência de 3 a 80 anos,” disse a profa. Maureen. 

“São políticas especiais, pois trabalhamos com um público muito vulnerável que exige atendimento de alta complexidade, “completou Maureen.

O prefeito Edinho Araújo destacou o caráter inclusivo de Rio Preto. “Tem que haver espaço para todos, cuidar do coletivo, mas mostrar que a pessoa é importante. Esse trabalho de vocês é dignificante, eleva o ser humano,” afirmou.
 
Para a empresária Vera, o apoio da Prefeitura foi fundamental para o CAD. “Tenho orgulho desta entidade. O Jatobá (campeão nacional de basquete 2017) levou longe o nosso nome. Não teríamos essa equipe se não fosse a Prefeitura. Por meio do esporte, podemos dar uma vida digna a muitas crianças e um futuro melhor. Atendemos mais de 40 crianças. A gente quer mostrar que a criança e o jovem com deficiência têm condições de olhar para frente,” disse Vera.

As propostas referentes à igualdade de raça, que abrangem educação, trabalho, saúde, acesso à justiça, moradia, direito ao desenvolvimento e medidas contra a pobreza, discutidas no 4º Compir, serão levadas para a Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial, em São Paulo – Capital, nos dias 12 e 13 deste mês, no Palácio dos Bandeirantes.

A secretária Maureen também apresentou ao prefeito um diploma de participação na Virada Inclusiva estadual, realizada em dezembro/2017 em Rio Preto. Diante do sucesso e coordenação do evento, a Virada de Rio Preto passa a fazer parte do calendário estadual este ano. Foi um dia inteiro de atividades culturais e esportivas praticadas por pessoas com deficiência de Rio Preto.

 
 
Sumário Executivo
  Título Prefeito recebe propostas de igualdade racial e pessoas com deficiência
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 10/01/2018