Página inicial
Notícias

Notícias

Imobiliárias assumem compromisso com a Saúde na luta contra o Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu as principais imobiliárias de Rio Preto e o Sindicato da Habitação/Secovi no salão de atos da Associação Comercial e Industrial (ACIRP), na manhã desta quarta-feira, dia 14, para definir estratégias de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em imóveis fechados para aluguel ou venda.

De acordo com o secretário de Saúde, médico Eleuses Paiva, a participação das imobiliárias e dos proprietários de imóveis facilitará a estratégia de promover cuidadosa vistoria nesses imóveis. “Pretendemos, também, providenciar um selo que ateste a vistoria e garanta aos futuros locadores ou compradores que o imóvel está sem vetores de doenças. O selo será a garantia de que os imóveis estarão com ralos lacrados e vasos sanitários selados com sacos plásticos, de forma que evitem a proliferação do mosquito.”

Eleuses informou ainda que a secretaria vai disponibilizar o telefone 0800-770-5870 para que os proprietários possam agendar datas de vistorias em seus imóveis. “Temos entre 5 mil e 7 mil imóveis fechados no município e isso é altamente preocupante”, disse o secretário. E explicou: “Temos encontrado larvas de mosquito em vasos sanitários e ralos da totalidade dos imóveis fechados. Creio que, ao consolidarmos a parceria da secretaria com as imobiliárias e os proprietários, alcançaremos uma vitória expressiva na luta contra o Aedes e a dengue.”

Segundo o secretário, já existe uma conscientização muito positiva da sociedade. Quando começamos a campanha de visita a imóveis habitados, encontrávamos um com larvas a cada 4 visitados. Hoje , temos visitado 18 a 20 imóveis para encontrar um criadouro. Devemos isso à participação da imprensa na cobertura das ações. A mídia tem sido fundamental na conscientização da população.”

Durante a reunião desta quarta-feira na ACIRP, a secretaria divulgou que está previsto um mutirão de visitas no bairro Solo Sagrado, nos dias 23 e 24 próximos. “O Solo Sagrado é o local com o maior número de casos suspeitos de dengue. Mas, além disso, também notamos a presença de outros dois vírus no bairro: de Zica e Chicungunya. Então estamos fazendo ali um grande rastreamento. Se fizermos a lição de casa, vamos superar esse momento difícil da saúde pública de Rio Preto que são as epidemias”, finalizou o secretário.

O representante da Imobiliária Redentora, Sidney Pietro, esteve entre os diretores de imobiliárias que foram dar apoio à parceria com a secretaria para combate ao mosquito e à doença. “Nossa participação é muito importante nessa campanha, porque é uma ação em defesa da comunidade, da saúde pública. Temos de integrar esse combate à epidemia que nos assusta muito. Muitos dos imóveis fechados são responsabilidade das imobiliárias e dos corretores. Por isso, precisamos sensibilizá-los para facilitarem a fiscalização desses locais.”

De acordo com Alexandro Pereira Dias, diretor do Sindicato da Habitação/Secovi, a reunião foi muito proveitosa, já que permitirá sensibilizar os proprietários de imobiliárias e os donos de imóveis sobre a importância do combate à dengue. “Precisamos, em conjunto, promover a conscientização desses proprietários e facilitar a entrada dos agentes sanitários nos imóveis que se encontram fechados, para eliminarmos os focos do mosquito.”

Paulo Sader, presidente da Acirp, disse que a mobilização desta quarta-feira foi um marco na luta contra a dengue. “Tenho orgulho de ver a ACIRP nessa campanha, junto com a secretaria e as imobiliárias. A partir de hoje, não podemos mais falar em luta inglória. Com esta mobilização, o resultado será glorioso.”

 
 
Sumário Executivo
  Título Imobiliárias assumem compromisso com a Saúde na luta contra o Aedes
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 15/03/2017