Hoje
Esta Semana
Anteriores

Notícias

Edinho Araújo é o novo presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande

Fabrício Spatti
Grupo da Região de Rio Preto reunido durante eleição
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo foi escolhido para presidir o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande. Participaram 66 prefeitos da região da  assembleia para indicar os nomes que vão compor a Plenária, Diretoria e Câmaras Técnicas do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande. A reunião foi realizada no auditório do DAEE – o Departamento de Águas e Energia Elétrica – Regional de Rio Preto. Além desse encontro, outras duas assembleias foram realizadas para a mesma finalidade. Uma envolvendo o segmento da sociedade civil e outra, do estado. 

De acordo com as regras, o presidente do Comitê deve ser sempre um prefeito ou um membro da sociedade civil. Como os representantes da sociedade civil abriram mão de indicar um nome, a assembleia dos municípios indicou para a presidência do Comitê, o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, que deve tomar posse no próximo dia 31. O mandato é de dois anos, sendo o biênio de 2017 a 2019. 

Já para a vice-presidência do Comitê, será empossado o representante da sociedade civil, o engenheiro Germano Hernandes Filho. O secretário Executivo, Diretor do DAEE -Tokio Hirata continua na função e o mesmo ocorre com a Secretária Adjunta - a engenheira Maria Cecília de Andrade, que segue as atribuições desenvolvidas no biênio anterior. Vale lembrar que a diretoria ainda vai contar com 4 coordenadores.

Durante a assembleia dos municípios, também foram formados quatro grupos. Eles representaram as regiões de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga e Catanduva e indicaram ainda, representantes para quatro Câmaras Técnicas. Depois de debaterem entre si, cada grupo decidiu quais os municípios que ocupariam as vagas dessas Câmaras. Em relação ao grupo da região de Rio Preto, ficou assim estabelecido.

Para a Câmara de Planejamento foi indicado Antônio Carlos Carvalho – de Palestina. Para a Câmara de Águas Subterrâneas foi nomeada a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo – Kátia Penteado. Para a Câmara de Assuntos de Saneamento ainda será indicado um representante de Mirassol e para a Câmara de Educação Ambiental, será escolhido um membro de Bálsamo. Cada uma dessas quatro Câmaras Técnicas tem 6 vagas, sendo que o mesmo processo de discussão realizado pelo grupo de Rio Preto, também ocorreu nos grupos das regiões de Fernandópolis, Votuporanga e Catanduva. Ao final, serão 24 representantes para as Câmaras Técnicas acima citadas. Todos tomam posse no dia 31 de março, junto com os membros da diretoria.

Na mesma assembleia também foram conhecidos os 18 representantes, Titulares e Suplentes, do Segmento Município. A relação das cidades pode ser vista por meio do site www.comitetg.sp.gov.br. 

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, foi criado em 1991 e instalado em 1995. Trata-se de um órgão colegiado, descentralizado, consultivo e deliberativo de nível regional. A gestão dos recursos hídricos é sempre tripartite envolvendo o Estado, Municípios e a Sociedade Civil. Entre as diversas atribuições do Comitê, estão a promoção de debates das questões relacionadas aos recursos hídricos, o estabelecimento de mecanismos de cobrança pelo uso desses recursos e o gerenciamento de conflitos relacionados ao tema.
 
 
Sumário Executivo
  Título Edinho Araújo é o novo presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 16/03/2017