Hoje
Esta Semana
Anteriores

Notícias

Prefeitura realiza reunião de trabalho do Programa Município Verde Azul

Fabrício Spatti
Equipe de trabalho do programa Município Verde Azul
 
Foi dada a largada para as inúmeras tarefas que estão por vir, para que São José do Rio Preto consiga pontuar no PMVA  - o Programa Município Verde Azul - da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A pontuação deverá vir de ações que vão demonstrar o nível de sustentabilidade do município e, dependendo da posição no ranking, captar recursos estaduais para investir em melhorias no setor.

O prefeito Edinho Araújo esteve presente e destacou a importância do envolvimento dos servidores para que Rio Preto se torne um município cada vez mais sustentável. “Nada resiste a um trabalho de equipe bem planejado. E é impossível a gente falar em município, sem que haja a integração das secretarias e autarquias. É por meio dessa integração, que vamos avançar e conquistar uma condição ambiental adequada. Ganha a cidade e ganha a população”, ressaltou o Prefeito.

Já a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, alertou os técnicos que “o Programa Município Verde Azul faz exigências robustas e que todos precisam estar envolvidos”.

Não é pra menos. O PMVA cobra ações em 10 diretivas e a documentação que comprove o que está sendo feito, construído ou implementado. São as diretivas: 1) Município Sustentável; 2) Estrutura e Educação Ambiental; 3) Conselho Ambiental; 4) Biodiversidade; 5) Gestão das Águas; 6) Qualidade do Ar; 7) Uso do Solo; 8) Arborização Urbana; 9) Esgoto Tratado; e 10) Resíduos Sólidos. Para cada um desses itens, existem tarefas a serem cumpridas e vai depender da quantidade e da qualidade das ações, para que Rio Preto seja certificado.

Em 2015, numa tabela de zero a 100, o município obteve nota 90,49 e ficou na vigésima primeira posição. No ano passado, os números pioraram. A cidade tirou nota 88,74 e foi para a posição de número 32.

De acordo com a secretária Kátia Penteado, “faremos uma força tarefa por meio da integração das secretarias, para estarmos pelo menos entre os 10 melhores do estado. Esse patamar faz com que sejamos reconhecidos como município sustentável e traz benefícios inestimáveis ao meio ambiente e a comunidade”.

Conhecidas as diretivas do Programa Município Verde Azul, agora os envolvidos vão receber os critérios de avaliação e se reunir para realizar as ações que envolvem cada secretaria específica. Portanto, desafio é uma palavra branda. A maratona já começou!

O prazo para entrega de documentos para a primeira pré-certificação, é 02 de maio. Até outubro é preciso realizar todas as tarefas e comprovar. Se estivermos afinados, em Dezembro Rio Preto recebe a certificação final. “É o que queremos e para isso que estamos comprometidos”, destacou a secretária.

Participaram desse primeiro encontro, representantes das secretarias de Governo, Planejamento, Comunicação, Obras, Agricultura, Saúde, Educação, Administração, além de integrantes da Defesa Civil e do Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto.
 
 
Sumário Executivo
  Título Prefeitura realiza reunião de trabalho do Programa Município Verde Azul
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 20/04/2017