Página inicial
Notícias

Notícias

Alunos do curso de Libras recebem certificado de conclusão

Fabrício Spatti
Heloise aprendeu a língua dos sinais com a mãe que se formou nesta sexta
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, entregou nesta sexta-feira, dia 17, os certificados para 80 novos formandos no curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais.

O Curso de LIBRAS começou a ser ministrado em Rio Preto em 2015 e o objetivo é habilitar pessoas como usuários da língua brasileira de sinais, buscando facilitar a comunicação de maneira eficiente e natural com os surdos, além de oferecer mais qualidade de vida e inclusão social.

De acordo com a professora Claudete Aparecida Bernardino a carência de profissionais em Rio Preto capacitados para atuar como interpretes da língua de sinais é muito grande. “O curso é uma oportunidade para inserção de profissionais no mercado de trabalho, além de tornar um facilitador no entendimento da deficiência”, disse a professora.

No núcleo de Rio Preto tem curso de libras módulo básico, módulo intermediário 1 e módulo intermediário 2.  São 20 aulas com três horas de duração cada, totalizando 60 horas por módulo.

Durante a entrega dos certificados o prefeito Edinho Araújo, a 1ªDama Maria Elza Araújo e a secretária Maureen Cury assistiram a uma apresentação de teatro com um grupo de alunos contando a história e as dificuldades de um deficiente auditivo na hora de conseguir um emprego.

Edinho Araújo conheceu também a pequena Heloise, de 2 anos, que já aprendeu com a mãe algumas frases e expressões da língua brasileira de sinais. As matrículas estão abertas para novas turmas. A Central de Cursos de Libras funciona na sede da Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, à Rua Eduardo Nielsen, 420 – Jardim Congonhas.
 
 
Sumário Executivo
  Título Alunos do curso de Libras recebem certificado de conclusão
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 17/03/2017