Página inicial
Notícias

Notícias

Secretaria da Mulher abre alas para a inclusão

Ivan Feitosa/SMCS
Foi uma tarde animadíssima, com foliões, marchinhas típicas, máscaras, muito confete e serpentina e grande alegria no ar. É o Carnaval da Inclusão, promovido nesta quinta-feira, 8, pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia.

Mais de 70 pessoas participaram da folia, inclusive (e principalmente) os cadeirantes. Uma das mais dançantes era a  secretária Maureen Leão Cury, empurrando cadeira de rodas, o cabelo cheio de confete e animando todo mundo. “Foram preparativos intensos. Eles colecionaram material reciclável e fizeram máscaras, enfeites, colares, com ajuda das monitoras e professoras. Só essa etapa já bastou para envolvê-los. Hoje, estamos todos alegres e comprometidos com a folia!”, disse Maureen.

Marchinhas como ‘Touradas em Madri’, ‘As águas vão rolar’, Cachaça não é água’ e ‘Estão voltando as flores’ rolavam nas caixas de som, enquanto se formavam os cordões, porque a ordem era ninguém ficar parado. Tinha  gente fantasiado de índio que levou até um falso arco-e-flecha. Outros foram caracterizados com roupas fora de moda.

O jovem Gabriel Rezende, 21 anos, frequenta a Secretaria há dois anos e aproveitava bem o baile. “Está gostoso, bacana. Tem de tudo um pouco,” disse.

Outro folião, Ademir da Silva, 56 anos, é aposentado por invalidez (baixa visão) e não perdeu tempo. Levou a namorada Maria Silva e se divertiu sem perder uma música. “Estamos muito felizes. Um baile desse é muito divertido. Aqui, cada um tem um problema e aprende a conviver com o problema. Aqui, ninguém reclama de ninguém, é tudo uma família. Falaram que podia trazer convidados e eu trouxe minha namorada,” contou.  

A secretária Maureen providenciou lanche com cachorro-quente, suco natural e amendoim torradinho. “Eles têm tão poucas oportunidades de se divertir, então a gente investe nestes momentos,” afirmou.

Com ela, estavam acompanhando o baile a assessora Sandra Migliorança e a equipe da pessoa com deficiência, Luisa Sant’Anna, Patrícia Macul, Olivia Justo, Camila Borim e as atendentes Selma e Bárbara.

A Secretaria atende um total de 2.664 pessoas com deficiência. Em 2017, foram feitos 5.189 atendimentos.
 
 
Sumário Executivo
  Título Secretaria da Mulher abre alas para a inclusão
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 08/02/2018