Página inicial
Notícias

Notícias

Saúde capacita agentes em curso de Lian Gong

Divulgação
Prática chinesa é composta por 18 exercícios divididos em três séries
A Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), iniciou nesta quarta-feira, 9, a oficina para formação de instrutores de Lian Gong e alongamento. No total, 75 agentes de saúde das UBS e UBSFs do município participaram do curso, ministrado pelo educador físico da rede municipal, Ulisses Berardo.

Uma das participantes, Kenya Regina Inocêncio Rodrigues, agente da UBSF Engenheiro Schmitt, aprovou a iniciativa. "Sou sedentária, então achei o curso muito bom para estimular a prática de atividades físicas, não só da população, mas de nós mesmos. Tive dificuldade para fazer os exercícios, mas estou empenhada", disse.

O Lian Gong é uma prática chinesa composta por 18 exercícios divididos em três séries que trabalham pescoço, ombros, costas, cintura, pernas e pés. Os movimentos podem ser praticados em qualquer lugar, individualmente ou em grupo. "O Lian Gong trabalha com a respiração, o que alivia os sintomas da ansiedade e auxilia na diminuição de dores corporais", disse o educador físico.

Atualmente, quatro unidades de saúde mantêm grupos de Lian Gong: São Francisco, Estoril, Caic e Vila Toninho. Os encontros são semanais e têm duração de 50 minutos, divididos entre o aquecimento e a prática dos exercícios. Embora seja uma atividade recomendada pelos médicos, qualquer pessoa pode se inscrever e participar gratuitamente das aulas. Basta comparecer a uma dessas unidades e deixar o nome na recepção.

A expectativa é que após a capacitação, o Lian Gong passe a ser oferecido em todas as UBS e UBSFs de Rio Preto. As aulas estão sendo realizadas na Academia de Saúde da Vila Toninho, divididas entre teoria e prática. O curso tem oito horas de duração. 
 
 
Sumário Executivo
  Título Saúde capacita agentes em curso de Lian Gong
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 09/08/2017