Página inicial
Notícias

Notícias

Segunda edição do HipHopCidade 2.0 começa no próximo domingo (17) em Rio Preto

Divulgação
Breaking dO Rei da Cidade domina programação gratuita dos dias 23 e 24
Rio Preto será palco da cena Hip Hop nos próximos dias, com a chegada da segunda edição do Projeto HipHopCidade 2.0. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e tem participação direta de artistas locais, coletivos culturais e população em geral. A programação é inteiramente gratuita, tanto para participantes como para o público.

No domingo (17), quem comanda as atividades é o grupo Corpo Mágico, que realiza campeonato de popping, das 9h às 22h. No período da manhã, haverá workshops, na Casa de Cultura Dinorah do Vale, e, a partir das 13h, palestra e batalhas de dança, na Swift.

“O popping é uma modalidade de dança urbana, assim como o breaking, feita com a contração do corpo, como se o dançarino fosse um robô”, explica Emerson Bastos Serene, mais conhecido como Professor Bad.

O diretor da companhia de dança Supersonic B.Boys também destaca que o evento contará com jurados reconhecidos vindos de São Paulo. A expectativa é que pelo menos 300 pessoas de toda a região participem das atividades ao longo do dia.

Já nos dias 23 e 24, o breaking domina a cena sob a tutela do grupo O Rei da Cidade. No sábado, a partir das 10h, em frente ao Praça Shopping, b-boys e b-girls apresentam as origens da dança de rua. E no domingo, a partir das 14h, a Swift será palco de batalhas dançantes e comemoração dos 10 anos do grupo rio-pretense Beat Squad.

“Participo da cultura Hip Hop de Rio Preto há 16 anos e não lembro de termos tido uma iniciativa tão bacana como esta que a secretaria de Cultura está fazendo, de reunir vários grupos num evento. Isso nos fortalece”, comemora o b-boy Raffa.

A cultura Hip Hop é formada, essencialmente, por quatro representações artísticas: o DJ (disk jockey), que toca a música; o breaking, modalidade de dança urbana; o grafite, arte visual; e o
MC (mestre de cerimônia)/rap, que faz poesia cantada.

O Projeto HipHopCidade 2.0 surgiu com o objetivo de reunir as muitas frentes dessa cultura, que se manifesta com diversidade de formas e pontos da cidade. Ele surgiu a partir do Fórum Escuta, realizado pela Cultura em janeiro, com a colaboração direta dos artistas locais.

“Compromisso social, solidariedade e valorização da ética permeiam a cultura hip hop, que conta com constantes grupos de pesquisa e atualização de repertório. Esses sujeitos trazem inovação ao fazer cultural”, destaca a assessora da pasta, Mirian Shaw.

A primeira edição do projeto foi realizada durante uma semana em abril, com participação de três coletivos: Duelo de Titãs, Semana do Hip Hop e Domingo de Cores. O "2.0" diz respeito, inclusive, às duas edições de realização do evento. 

SERVIÇO
HipHopCidade 2.0

17/9 (domingo), das 9h às 22h
CAMPEONATO DE POPPING – CORPO MÁGICO

- Na Casa de Cultura Dinorath do Vale
9h - Workshop de Locking Com Mister Jeff - Action Family 
10h - Workshop de Popping Com Renantd - Action Family 
11h - Cypher Jam com Dj Basin 

- na Swift 
13h - Bate Papo com Marcelinho e Casper Bsc 
14h - Abertura: Djs Bocka E Bepo, Show Case De Popping - Action Family 
15h - Inscrição dos Competidores 
16h - Batalhas Popping - Dj Bepo 
17h - Quartas de Final - Dj Bocka 
18h - Semi Final - Dj Bepo 
19h - Final e Entrega da Premiação - Dj Bocka 
20h - Cypher Jam de Encerramento - Dj Bocka E Bepo. 

23/9 (sábado), às 10h
Em frente ao Praça Shopping
O REI DA CIDADE
Bboys/B-girls de rua, roda de Breaking. Voltando as origens, apenas o rádio tocando os Breakbeat e os bboys/b-girls dançando na rua, interagindo com a cidade e o público

24/9 (domingo), às 14h
Na Swift
O REI DA CIDADE 
Batalha de Breaking O REI DA CIDADE+10 anos BEAT SQUAD 
Batalha de Breaking 1 vs 1, 3 vs 3

Marcella Moreira
 
 
Sumário Executivo
  Título Segunda edição do HipHopCidade 2.0 começa no próximo domingo (17) em Rio Preto
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 13/09/2017