Hoje
Esta Semana
Anteriores

Notícias

Vacina contra febre amarela está disponível em todos os postos de Saúde

Vacina é indicada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade
 
Está disponível em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal a vacina contra febre amarela. A imunização é indicada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. As únicas contra indicações são para pessoas com alergia grave a ovo, mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas em tratamento de cânceres, HIV ou transplantados.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, é importante que as pessoas verifiquem nas unidades de saúde próximas às suas residências se a vacina está em dia.

“O Ministério da Saúde orienta que as pessoas tomem duas doses da vacina contra a febre amarela. A primeira aos seis meses de idade e a segunda dose aos quatro anos. Quem tomou essas duas doses não precisa mais tomar a vacina pelo resto da vida”, afirma a enfermeira.

Michela afirma que no ano passado foram encontrados 16 macacos mortos na cidade com suspeita de febre amarela. Desses casos, apenas um teve confirmação para a doença. Outros seis foram descartados e em nove casos não foi possível realizar o exame pelo estado de decomposição do animal.

“Isso comprova que o vírus está circulando na área urbana, por isso é imprescindível que as pessoas tomem a vacina. Se todos estiverem vacinados, não teremos casos da doença em humanos”, destaca.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, Andreia Negri, neste ano um macaco foi encontrado morto na cidade. Esse animal foi encontrado por um morador do bairro no dia 1º de janeiro. Ele acionou a vigilância e no dia 2, segunda-feira, o animal foi levado para análise, porém, ainda não foi divulgado o resultado da causa da morte.

“É muito importante que as pessoas nos ajudem a combater a febre amarela. Quem encontrar um macaco morto deve ligar para a ouvidoria da Saúde e informar a vigilância o quanto antes, pelo telefone 0800 770 5870. Também é importante combater o mosquito Aedes aegypti que transmite a doença”, disse Michela.

O professor de educação física, Marcos Alberto Moura, que mora em São Paulo e está de férias em Rio Preto, aproveitou esta sexta-feira(6/1) para tomar a vacina e levou com ele a esposa, Rosane e o filho João Marcos para tomarem a vacina contra a febre amarela.

Ainda de acordo com a enfermeira da vigilância, desde 1940 Rio Preto não registra casos de febre amarela urbana em humanos. “Essas ações são importantes para mantermos os moradores saudáveis”, disse.

 
 
Sumário Executivo
  Título Vacina contra febre amarela está disponível em todos os postos de Saúde
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 06/01/2017