Página inicial
Notícias

Notícias

Escola faz desenho animado para combater bullying

Divulgação
O debate em torno do bullying trouxe ideias aos alunos de como desenvolver trabalhos para o projeto Gentileza Gera Gentileza
A produção de um desenho animado, com a participação dos próprios alunos, foi a maneira que a equipe da escola municipal Professora Regina Malouk encontrou para combater a prática do bullying. O projeto, intitulado Gentileza Gera Gentileza, envolveu todos os estudantes da unidade e professores de diferentes áreas.

Bullying é qualquer ato de violência, física ou verbal, praticado repetidamente por uma pessoa contra outra, dentro de um grupo ou comunidade.  Podem estar envolvidos no bulliying atos como colocar apelidos, bater, xingar, humilhar, desrespeitar ou perturbar uma pessoa com frequência.

O professor Leandro Ferreira de Oliveira conta que a criação do desenho animado, na verdade, foi o apenas a conclusão dos trabalhos. “O desenho apresenta tudo que os alunos aprenderam sobre o tema durante o ano, mas, para chegar a esse trabalho, muitas outras atividades foram desenvolvidas”, diz.

Tudo começou com a observação do comportamento dos alunos. “Nós detectamos que aconteciam alguns casos de bullying, algo que acaba sendo comum nessa faixa etária, mas não desejável. Então desenvolvemos várias atividades para trabalhar com o tema”, afirma.

A primeira dessas atividades foi coordenada pela professora de matemática Creusa Vicente dos Santos, que desenvolveu uma pesquisa entre os estudantes. No levantamento, foram identificados apelidos depreciativos e os sentimentos dos alunos vítimas da prática.

Em seguida, foram desenvolvidos painéis e cartazes estimulando a gentileza entre os estudantes, sob a orientação da professora Camila Chaves Cardoso de Moura. Durante o andamento do projeto, as crianças precisaram fazer pesquisas e debater o tema, o que estimulou o respeito às diferenças e o trabalho em grupo.

“Foram elaborados trabalhos, jogos educativos, teatro, músicas, e o resultado disso tudo que foi aprendido foi exatamente o desenho animado”, diz Leandro. Mais uma vez, os estudantes foram envolvidos: na aula de artes, a professora Barbara dos Santos estimulou o desenvolvimento de autorretratos. Algumas dessas ilustrações serviram de base para os personagens da animação, que foram dublados por alunos, em conjunto com a professora Camila e o secretário da escola, July Anderson Vicente dos Santos.

O resultado foi disponibilizado aos alunos e ao público nas redes sociais. “É um trabalho bem interessante, que usa a linguagem do aluno, que respeita a inteligência dele e que partiu de uma necessidade que nos vimos na escola, que era trabalhar o tema de uma maneira lúdica, interessante e atrativa, para que eles pudessem refletir sobre suas atitudes e também o respeito com o próximo”, conclui Leandro.
 
Assista ao vídeo:
 
Daniel Martins

 
 
Sumário Executivo
  Título Escola faz desenho animado para combater bullying
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 07/12/2017