Página inicial
Notícias

Notícias

Janeiro Brasileiro da Comédia apresenta programação da Edição 2018

PaulaPoltronix
A “Nau dos Desterrados”, da Cia de 2 abre o festival
A 16ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), realizado pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, já tem programação definida para este ano. O festival, que acontece no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, será realizado entre de 23 a 30 de janeiro de 2018, e terá A “Nau dos Desterrados”, da Cia de 2 (São José dos Campos/SP) como espetáculo de abertura. 

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu inscrições de mais de 50 espetáculos de todo o Brasil, e nove foram selecionados para compor a grade de programação que terá a apresentação de uma peça diferente por dia, além de workshops e ações formativas. Todas as atividades formativas são gratuitas e para os espetáculos o público deverá trocar 1 litro de leite (em caixinha) por 1 ingresso.

O Festival 
O Festival Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2018, completa 16 anos de história. O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia; atividades formativas; debates, envolvendo artistas participantes e convidados, dentre outras ações. 

O processo de avaliação das propostas inscritas foi realizado em três etapas: triagem administrativa com conferência de todos materiais obrigatórios; processo seletivo que vai avaliou o conteúdo das propostas classificadas na primeira etapa e contratação.

A curadoria do JBC é de Jorge Vermelho, assessor da Secretaria de Cultura e a comissão de seleção dos espetáculos foi composta por Fagner Rodrigues, Harlen Félix e Linaldo Telles, profissionais na área.

Espetáculos
Os espetáculos selecionados para o JBC 2018 são: A Nau dos Desterrados, da - Cia de 2 (São José dos Campos/SP); Travessias, da Seres de Luz Teatro (Campinas/SP); Terrível Incrível Aventura– Um Musical Fabulesco Marítimo, da Cia Bife Seco (Curitiba/PR); War, da Cia para Pessoas Solitárias (São José do Rio Preto/SP); O Circo Fubanguinho, da Trupe da Lona Preta (São Paulo/SP); Henriques, com a Cia Vagalum Tum Tum (São Paulo/SP); Eu, Eu Mesmo E Biancorino, com Alexandre Casali da Cia de Palhaço Orgânico (Caeté-Açu/BA), Mala sem Alça, Palhaço sem Calça, com Alexandre Casali, da Cia de Palhaço Orgânico (Caeté-Açu/BA) e Zabobrim, o Rei Vagabundo, com o Barracão Teatro (Campinas/SP). 

Formativas
A programação do JBC também contará com os Workshops “O Ator na Rua|”, com a Cia de 2; “A Reconstrução do Clichê na Construção Dramática”, com a Cia Bife Seco; o “Clown desde uma perspectiva xamânica”, com Seres de Luz Teatro; “O Processo Criativo da Cia Vagalum Tum Tum”, com Angelo Brandini e “Jogos teatrais e improvisação para teatro”, com Ronaldo Celeguini; a oficina “Encontro com a Máscara Clownesca”, com a atriz e doutora em Artes Cênicas, Bete Dorgam; além das Rodas de Conversa diárias após os espetáculos com o prof.º Dr. Alexandre Mate. 
Haverá ainda para a classe artística, o curso “A Comédia na História e Seus Expedientes Significativos”, com duração de 12 horas, também com o prof.º Dr. Alexandre Mate. As inscrições para as formativas já estão abertas e devem ser feitas na Secretaria de Cultura, localizada no prédio da Biblioteca Municipal na Praça Leonardo Gomes (Cívica) nº 01 – 3º andar, Centro. O telefone para mais informações 3202-2313. 


PROGRAMAÇÃO JANEIRO BRASILEIRO DA COMÉDIA – EDIÇÃO 2018

ESPETÁCULOS

Espetáculo: A NAU DOS DESTERRADOS
Companhia: Cia de 2 (São José dos Campos/SP)
Data: 23/01/18 (terça-feira) 
Horário: 20h 
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: TRAVESSIAS
Companhia: Seres de Luz Teatro (Campinas/SP)
Data: 24/01/18 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: TERRÍVEL INCRÍVEL AVENTURA – UM MUSICAL FABULESCO MARÍTIMO
Companhia: Cia Bife Seco (Curitiba/PR)
Data: 25/01/18 (quinta-feira)
Horário:20h 
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: WAR
Companhia: Cia para Pessoas Solitárias (São José do Rio Preto/SP)
Data: 26/01/18 (sexta-feira)
Horário:20h 
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: CIRCO FUBANGUINHO
Companhia: Trupe da Lona Preta (São Paulo/SP) 
Data: 27/01/18 (sábado) 
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: HENRIQUES
Companhia: Cia Vagalum Tum Tum (São Paulo / SP)
Data: 28/01/18 (domingo) 
Horário: 17h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: EU, EU MESMO E BIANCORINO
Companhia: Alexandre Casali – Cia de Palhaço Orgânico (Caeté-Açu/BA)
Data: 29/01/18 (segunda-feira) 
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Espetáculo: MALA SEM ALÇA, PALHAÇO SEM CALÇA
Companhia: Alexandre Casali – Cia de Palhaço Orgânico (Caeté-Açu/BA)
Data: 30/01/18 (terça-feira)
Horário: 18h 
Local: Praça Cacilda Becker (ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto)

Espetáculo: ZABOBRIM - O REI VAGABUNDO 
Companhia: Barracão Teatro (Campinas/SP) 
Data: 30/01/18 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

WORKSHOPS

O ATOR NA RUA, com a Cia de 2.
23/01/18 – terça-feira – 15h às 18h 
O encontro pretende revelar o processo de trabalho do espetáculo A Nau dos Desterrados, para que o público interessado possa trabalhar o treinamento, encenação e a criação. Compartilhar, através do cômico, possibilidades de jogos teatrais e praticas de cena.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

A RECONSTRUÇÃO DO CLICHÊ NA CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA, com a Cia Bife Seco.
25/01/18 – quinta-feira – 10h às 12h
Voltada à criação de dramaturgia original, a oficina consiste na pesquisa do clichê na construção de personagens e enredos contemporâneos e nas maneiras de reorganizá-los e transformá-los em metáfora social, atribuindo aspectos que vão além da caricatura superficial.

Partindo da leitura dos textos Dias Felizes, de Samuel Beckett, O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e do espetáculo Terrível Incrível Aventura, a proposta é perceber a importância universal do clichê e sua potência enquanto meio de comunicação e de acessibilidade a diferentes públicos. Aceitando-o como alegoria indispensável para se contar uma história, pretende-se analisar o uso do clichê em dramaturgias clássicas, tanto de caráter cômico, quanto dramático, e propor maneiras de reconstrução e desconstrução desse artifício, a fim de subverter sua lógica ordinária e função primeira, proporcionando novas camadas ao texto.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

O CLOWN DESDE UMA PERSPECTIVA XAMÂNICA, com Seres de Luz Teatro.
25/01/18 – quarta-feira – 14h às 17h
Através deste workshop nos aproximamos ao infinito e generoso universo do clown. Por meio de improvisações e jogos específicos, intentamos derrubar e analisar muitas das nossas couraças e poder, assim, recuperar o ridículo e o essencial de cada um de nós. O jogo e o prazer constante são as ferramentas para esta busca, além do respeito e a tremenda coragem para enfrentarmos com as nossas debilidades. Aborda-se neste workshop a linguagem do clown desde uma perspectiva xamânica, perspectiva esta que o grupo vem desenvolvendo ha alguns anos. 
As atividades se direcionam para que cada participante descubra a sua matéria prima mais preciosa e desde ali poder tecer a delicada trama de seu próprio clown. 
Público Alvo: Clowns, Atores, estudantes de artes cênicas e interessados em geral. 
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

O PROCESSO CRIATIVO DA CIA VAGALUM TUM TUM, Com Angelo Brandini
28/01/18, domingo – 14h às 16h
Nesta oficina, Angelo Brandini, diretor e dramaturgo da Cia. Vagalum Tum Tum, irá compartilhar com os participantes a sua experiência em adaptar as peças de William Shakespeare para públicos de todas as idades através do olhar transformador do palhaço, transformando trágicas histórias em espetáculos que encantam crianças e adultos.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

JOGOS TEATRAIS E IMPROVISAÇÃO PARA TEATRO, com Ronaldo Celeguini.
29/01/18 – segunda - 14h às 16h 
O programa busca o entendimento da cena como um jogo, propondo aos participantes situações com pequenas regras. O que se segue é um jogo de improviso, sempre estimulando o participante a investigar as diversas possibilidades dentro de uma situação dada.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

CURSO
A COMÉDIA NA HISTÓRIA E SEUS EXPEDIENTES SIGNIFICATIVOS, com Alexandre Mate
24 a 30/01/2018 - 16h às 18h
O curso, com doze horas de duração, apresentará o surgimento da comédia no mundo ocidental (a partir da Antiguidade Clássica) e suas principais características (ou expedientes). A metodologia consistirá em processo de exposição oral, apresentando, panoramicamente, entretanto, de modo crítico, um vasto painel até a atualidade. Sempre que possível, as obras apresentadas no Janeiro Brasileiro da Comédia 2018, poderão servir como referência analítica.
Alexandre Mate é Doutor em História Social pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas (USP); professor aposentado do curso do Instituto de Artes/Unesp; e em exercício na pós-graduação da mesma instituição. Pesquisador teatral; orientador e assessor de diversos grupos teatrais, sobretudo na cidade de São Paulo; autor de inúmeros textos e livros dedicados ao teatro.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

OFICINA
ENCONTRO COM A MÁSCARA CLOWNESCA, com Bete Dorgam
27 e 28/01/2018 – sábado e domingo – das 9h às 12h30 e das 14h às 18h
Este encontro tem por objetivo proporcionar aos participantes um primeiro contato com a máscara clownesca, a partir de uma breve conceituação e contextualização histórica, além de jogos específicos para aproximação com a técnica e o estado da máscara.
Bete Dorgam é formada em Publicidade (ECA/USP) e em Jornalismo (Cásper Líbero). É Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP e fez Especialização em Jornalismo, na Universidad de Navarra – Espanha. É atriz e Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP.
Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle 

DEBATES
RODAS DE CONVERSA, com coordenação de Alexandre Mate.
23 a 30/01/2018, após os espetáculos.
Um olhar reflexivo e analítico sobre as obras apresentadas na programação do JBC 2018.
Alexandre Mate é Doutor em História Social pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas (USP); professor aposentado do curso do Instituto de Artes/Unesp; e em exercício na pós-graduação da mesma instituição. Pesquisador teatral; orientador e assessor de diversos grupos teatrais, sobretudo na cidade de São Paulo; autor de inúmeros textos e livros dedicados ao teatro.
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
 
 
Sumário Executivo
  Título Janeiro Brasileiro da Comédia apresenta programação da Edição 2018
  Órgão Responsável Secretaria de Comunicação Social
  Data de Publicação 08/01/2018