Jogos Abertos

           O desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado e o aprimoramento técnico das modalidades em disputa, maioria dividida nas categorias masculina e feminina são características dos Jogos Abertos.

          As competições são organizadas pelas Secretarias da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a cidade sede, escolhida por meio de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

         Em 1936, por iniciativa do atleta Baby Barioni, o evento teve início na cidade paulista de Monte Alto com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia. Atualmente o estado está dividido em oito regiões esportivas que disputam os Jogos Regionais, eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior, que são conhecidos como Olimpíadas Caipiras, em referência ao alto nível esportivo alcançado pelo esporte do Estado de São Paulo. São José do Rio Preto sediou os Jogos Abertos nos anos de 1963 (2º), 1983, 1995 e 2001(3º).