Espetáculo francês faz sua estreia no FIT Rio Preto nesta quinta, 12

obra é livre para todos os públicos, e crianças até 12 anos não pagam

11 de julho de 2018

O espetáculo francês L’après-midi d’un foehn Version 1 (Tarde de Ventania Versão 1), da companhia Non Nova, faz sua estreia no Festival Internacional de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto nesta quinta-feira (12/7). Serão três sessões, às 15h, 17h e 19h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Para a apresentação das 19h, os ingressos estão esgotados.

A obra é livre para todos os públicos, e crianças até 12 anos não pagam. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na Bilheteria FIT (Sesc Rio Preto), ou uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro, se ainda houver disponibilidade. Para as demais faixas etárias, não haverá venda pela internet, somente nas bilheterias físicas. A programação desta quinta conta com mais três espetáculos – sendo um com entrada franca e outro gratuito para crianças até 12 anos -, além das atrações do Graneleiro.

Criado pela artista Phia Ménard, L’après-midi d’un foehn Version 1 tem como ponto de partida a interferência humana no meio ambiente. A obra aborda o colapso criado pelo ser humano na posição de criador e também de destruidor a partir da trajetória de uma sacola plástica. Manipulando ventiladores, o artista Jean-Louis Ouvrard conduz a corrente de vento, criando movimentos com sacolas plásticas que vão evoluindo no espaço. Fica estabelecido assim um laço com um objeto da vida cotidiana, desprovido de humanidade, que produz uma poluição extrema se não for reciclado. A construção de um personagem simpático e gracioso a partir da manipulação de um saco plástico reafirma a intervenção humana, pois é ela quem fabrica a marionete e quem lhe dá vida.

O objeto manipulado pelo ar dança e rodopia ao som de A Tarde de um Fauno, do compositor francês Claude Debussy. Esse tema musical foi inspirado no poema homônimo de Mallarmé, considerado um dos maiores textos da literatura francesa.

Para a realização do espetáculo no Brasil, a Compagnie Non Nova recebeu o apoio da Direção Regional de Assuntos Culturais (DRAC) Pays de la Loire, da cidade de Nantes, do Conselho Regional do Pays de la Loire, e do Conselho Departamental do Loire-Atlantique, do Instituto Francês e da Fundação BNP Paribas.

Outros espetáculos

A programação do FIT Rio Preto nesta quinta também conta com a última sessão do mais novo espetáculo do premiado grupo carioca Foguetes Maravilha, Mortos-Vivos: Uma Ex-Conferência. Será às 21h30, no Teatro Municipal Paulo Moura. Os ingressos estão à venda no site do festival (www.fitriopreto.com.br) e na bilheteria do Sesc Rio Preto e demais bilheterias da rede Sesc SP. Se ainda houver disponibilidade, também poderão ser adquiridos na bilheteria do teatro, uma hora antes da sessão.

Na categoria Para Todos os Públicos, o espetáculo Eufonia, da Cia. dos Pés, de Rio Preto, é outro que faz sua última apresentação no festival, às 15h, no Teatro do Sesc. A peça também tem ingressos gratuitos para crianças até 12 anos. A retirada deve ser feita antecipadamente na bilheteria do Sesc Rio Preto. Para o espectador que irá adquirir o ingresso, não há venda pela internet, somente presencial, na mesma bilheteria.

Outra companhia rio-pretense que marca presença na programação do FIT nesta quinta é a Cia. Ir e Vir, com Cérebro de Elefante, com entrada franca para todos os públicos. A peça é recomendada para maiores de 16 anos e será apresentada às 19h, no Zoológico Municipal.

E às 22h, começa a programação no Graneleiro, ponto de encontro do festival, com atrações de diversas linguagens. Um dos destaques é a performance Corpo/Lentes (Ato II), de artistas de Rio Preto. A bailarina Andrea Capelli realiza movimentos que interagem com o ambiente, enquanto as imagens formadas são captadas e interpretadas pelo fotógrafo Jorge Etecheber e o videomaker Guilherme di Curzio.  Os ingressos são gratuitos e distribuídos no local 1h antes.

FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto

5 a 14 de julho de 2018. São José do Rio Preto – SP / Brasil Saiba mais e compre ingressos: fitriopreto.com.br

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo