Faxina Urbana já recolheu 15 mil toneladas de lixo

Equipes vão recolher lixo e entulho além de cortar mato nas vias públicas

15 de maio de 2018

O prefeito Edinho Araújo assinou na última segunda-feira, dia 14, contrato para o serviço de faxina urbana, no valor de R$ 11.139.600 a ser executado ao longo dos próximos doze meses. Esse contrato substitui o emergencial de R$ 6,3 milhões assinado em janeiro e que resultou no recolhimento de 15 mil toneladas de lixo e entulho em todas as regiões da cidade nos últimos quatro meses.

Tratores trabalham na limpeza de áreas públicas de Rio Preto

A faxina urbana é realizada por uma empresa contratada, mas é coordenada pela secretaria de Serviços Gerais que vai continuar trabalhando com as mesmas equipes: São 12 caminhões caçamba, dois para carga seca, quatro tratores de roçada, 12 roçadeiras costais e 32 funcionários da secretaria para trabalhar na faxina de toda a cidade”, disse o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho.

O prefeito Edinho Araújo destacou que, a partir de agora, outra vertente de atuação da faxina urbana – que envolve as secretarias de Serviços Gerais, Meio Ambiente e Saúde – será a reorganização e ampliação dos pontos de apoio. “No início dessa gestão encontramos os 15 pontos de apoio praticamente abandonados. Agora estamos reativando e adequando esses pontos de apoio. São necessários mais cinco ou seis pontos para atender o crescimento da cidade. Estamos estudando a melhor localização para eles”, afirma o prefeito.

Segundo o secretário Ulisses Ramalho, as equipes já estão desde cedo nas ruas e avenidas fazendo a limpeza. Ele ressaltou a importância da ajuda da população nessa luta para manter a cidade limpa. “Só este ano os fiscais da secretaria de serviços gerais já emitiram 10 autos de infração: 2 (dois) baseados na Lei 504/16 – onde os valores são variáveis pois depende da quantidade de lixo depositada irregularmente e outras 8 (oito) multas pela Lei 8973/03 cada uma com valor referente a 10 UFMs, hoje R$ 555,70. Vamos fazer uma força tarefa e intensificar a fiscalização e, no caso de flagrante de descarte irregular, multar esses sujões”, completa Ulisses Ramalho.

Limpeza dos Canais nas Avenidas

A prefeitura realiza também limpeza dos canais nas avenidas da cidade. O trabalho começou pela avenida José Munia, por onde em toda a sua extensão passa o córrego Canela.

De acordo com a secretaria de Serviços Gerais esse é um serviço mais trabalhoso onde os tratores cortam o mato às margens do canal, ao longo de todo o córrego, e posteriormente os funcionários retiram os galhos e resíduos verdes transportando para área autorizada onde será triturado e transformado em compostagem

Marisa Amorim