Rio Preto terá semana especial do Meio Ambiente

Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável em Rio Preto serão abordados sob vários aspectos em oficinas, palestras, exposições, rodas de ideias e debates, plantios e outras ações

30 de maio de 2018

A XVI Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018, uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto) acontece de 4 a 10 de junho e terá como tema a “Agenda 2030 – desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas)”, da qual São José do Rio Preto é signatária.

Sustentabilidade

Deste modo, a Semana não marca apenas a realização de uma agenda ambiental, mas aborda a sustentabilidade de forma mais abrangente, integrando os quatro eixos do desenvolvimento sustentável que também norteiam os ODS: Ambiental, Social, Econômico e Institucional. Vem, portanto, ser um marco para Rio Preto na implantação da Agenda 2030 e para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um momento propício para que o projeto seja apresentado a toda a sociedade e gere amplo engajamento, unindo todos os setores, em busca de uma cidade verdadeiramente sustentável e alinhada com os ODS.

Ações e atrações

A Sima este ano ocorrerá em diversos locais da cidade, levando a importante mensagem a diferentes públicos, em diferentes formatos: palestras, oficinas, exposições, roda de ideias e debate, ações e plantios. A programação começa na Represa Municipal, passa por Ciecc-Planetário, Zoológico Municipal, Viveiro Municipal, Sesi, Senac, Riopreto Shopping, Parque Walter Spotti contando também com o evento Tem Mais Verde com plantio de árvores numa área no Jardim Arroyo.

A Semana Integrada do Meio Ambiente (Sima) será vestida com as cores, os símbolos, informações e desafios dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Será, portanto, uma grande vitrine para mostrar para toda a população rio-pretense o que são os objetivos e como Rio Preto começa a se mobilizar para cumprí-los, o que depende da adesão de toda a comunidade – poder público de todas as esferas, sociedade civil organizada, iniciativa privada, terceiro setor e imprensa. (Josy de Sá)

 

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE – SIMA 2018

 

• 04 de Junho (SEGUNDA-FEIRA)


Plantio de Árvores Nativas

Parceria: Secretaria de Segurança Pública do Estado
Ação: Plantio de mudas de árvores nativas de diversas espécies cultivadas no Viveiro Municipal e doadas para compor o entorno do CDP – Centro de Detenção Provisória.
Local: Entorno do CDP – Centro de Detenção Provisória
Dia: 04 de Junho
Horário: 9h


Oficina de Manejo de Orquídeas

Oficineiros: Mundo NPK
Sobre o evento: Oficina vai ensinar sobre espécies e cultivo de orquídeas. Teoria e prática. Participantes vão levar muda de orquídea para a casa.
Público: a partir 16 anos – público em geral
Local: Viveiro Municipal
Dia: 04 de Junho
Horário: 14h
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


Abertura das Exposições Integradas SIMA 2018 no Rio Preto Shopping

Inauguração da Exposição Integrada da Semana Integrada do Meio Ambiente (Sima 2018) que terá:

– Exposição sobre a Agenda 2030 – Painéis apresentarão os Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e sobre a adesão de Rio Preto;
– Exposição Fotográfica- “Tem Natureza, Tem Semae” sobre ações ambientais desenvolvidas pelo Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto);
– Exposição da Polícia Militar Ambiental “Natureza Invertida”, que mostra o olhar dos bichos sobre a ação do homem no planeta, exposição de animais taxidermizados e exposição de itens utilizados na corporação como lancha, viaturas, objetos e uniformes históricos;
– Espaços Urbano Sustentáveis – Projetos de Pocket Parques realizados pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unip.
– Exposição “Fotografias de Natureza”: Nesta exposição destinada à comemoração da “Semana Integrada Do Meio Ambiente”, o Prof. Reinaldo J.F. Feres foca suas lentes na diversidade da natureza: insetos, répteis, aves, e elementos da flora associados aos assuntos principais.

Evento de abertura:
Haverá apresentação da Banda do Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) e um coquetel para imprensa e convidados que será seguido da Roda de Conversa – Agenda 2030 – Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em Rio Preto.
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 eventos)
Dia: 04 de Junho
Horário: 19h


Roda de Ideias Agenda 2030 – Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em Rio Preto

Convidados: Prefeitura, Acirp, Lide, Polícia Ambiental, Comitê Bacias, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, ARCD e Semae.
Sobre o evento: A Roda de Ideias “Agenda 2030 – Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em Rio Preto” tem o propósito de unir representantes de diferentes segmentos da sociedade e a população em geral para uma troca e ideias e informações sobre o tema. No centro da discussão, os pontos positivos e os desafios para que Rio Preto atinja os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos eixos: Econômico, Ambiental, Social e Institucional.
Público: representantes dos setores público e privado, terceiro setor e população em geral
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 de Eventos)
Dia: 04 de Junho
Horário: 20h


 

• 05 de Junho (TERÇA-FEIRA)

Abertura oficial SIMA 2018

Público: Aberta a toda a população
Local: Parque da Represa – lago II (ao lado da Administração da Represa – Avenida Sabino Cardoso Filho, 2520 – Jardim Estrela
Dia: 05 de Junho
Horário: 9h

Atividades:
– Abertura Oficial da Sima 2018 com apresentação da Agenda 2030 – Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) em Rio Preto
– Apresentação da Camerata Jovem Beethoven
– Apresentação das Valquírias
– Exposição de itens confeccionados com materiais alternativos pelo curso de Moda da Unirp
– Exposição e armadilhas para abelhas sem ferrão e sua importância na polinização e para o Meio Ambiente – SOS Abelhas Sem Ferrão
– Exposição das ações de plantio na arborização urbana para formação de corredores verdes – Projeto Corredor Ecológico
– Projeto: Você conhece a Represa? O projeto tem o objetivo de levar conhecimentos sobre a ecologia da Represa – Unesp
– Exposição Corpo de Bombeiros – Prevenção sobre fogo em cobertura vegetal
– Entrega de Bens para a Polícia Ambiental em cumprimento do projeto “Remoção de resíduos flutuantes e difusos, desassoreamento e reflorestamento de trechos do Rio Preto, contrato firmado com o FID- Fundo de Interesses Difusos da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania
– Menção aos 25 Anos da Estação Ecológica do Noroeste Paulista – EENP
– Participação de alunos da rede municipal e estadual nas oficinas de:
– Projeto Semente – Horta no Copinho – Instituto Mudar/Varanda Verde
– Projeto Árvores em Cores – Pintura de Árvores em Guache – Muda que a Cidade Muda
– Oficina de reutilização de materiais – Emcop (Plano de Desenvolvimento Socioterritorial/Espaço Viver Bem)
– Projeto Tijolinho (plantio de sementes de espécies nativas regionais para geração de mudas em tubetes inseridos em tijolos de 21 furos) – Aama (Associação Amigos dos Mananciais)
– Oficina “Bombas de Sementes” – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo
– Oficina – Reaproveitamento de Alimentos

Oficineiros: Profissionais do Sesi (Programa Alimente-se Bem)
Público: a partir de 16 anos
Sobre o evento: Comer bem gastando pouco. Uma oficina do eixo Alimentação Saudável que promove a educação alimentar e nutricional com o objetivo de elevar o nível de saúde e produtividade das pessoas, por meio de orientações de nutricionistas que estimulam uma alimentação de alto valor nutricional de baixo custo.
Local: Cozinha do Sesi (Av. Duque de Caxias, nº 4656, Jd. Seixas)
Dia: 5/06
Horário: 14h
Capacidade: 30 pessoas

Faça sua inscrição


Oficina ¨Paleo-ambientalismo na Região Noroeste de SP¨

Palestrante: Kleber Varnier – Pesquisador idealizador do Projeto MuuHtus e o Museu de GS. CPGU-GS (Centro de Pesquisa Geociências da União General Salgado). Membro oficial de pesquisas do IGeo e UFRJ com Dr. Ismar de Souza Carvalho.
Sobre o evento: Paleoambientalismo “A defesa do direito à pesquisa científica regional”; a importância de se preservar as áreas de valor a pesquisa científica; descobertas importantes na região de Rio Preto; Fósseis “Como podemos ver o futuro e as mudanças climáticas”; Paleo-climatologia e os perigos de não cuidarmos do meio ambiente; o clima pré-histórico do cretáceo continua a ser o mesmo; Geomorfologia ¨A ciência aliada nas previsões a catástrofes ecológicas”; Monocultura da cana-de-açúcar no Noroeste e a falta de Sustentabilidade arquivos abertos; Iniciação Científica: “Em que tempo?” e Extinção “Será que estamos por um fio?”.
Público: Estudantes da rede municipal de ensino e interessados
Local: Av. João Batista Vetorasso, nº 500-Distrito Industrial (Cieec/ Planetário)
Dia: 05 de Junho
Horário: 14h30


Roda de Debate – O Meio Ambiente em São José do Rio Preto

Participantes: Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Unesp e Cetesb
Sobre o evento: Mesa de debate sobre Meio Ambiente em São José do Rio Preto pontos positivos e desafios
Público: Geral
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 de eventos)
Dia: 05 de Junho
Horário: 19h30


 

• 06 de Junho (QUARTA-FEIRA

Oficina de Horta Orgânica em Casa

Oficineiros: Diogo Tadei – Movimento SomosUm em parceria com Preserv e Seio da Terra
Sobre o evento: Oficina vai ensinar como desenvolver uma horta caseira sem uso de agrotóxicos e de maneira simples e sustentável. Serão abordados escolha do local, preparo do terreno, sementeira, semeadura, plantio, adubação e cuidados.
Público: a partir de 16 anos – público geral
Local: Viveiro Municipal
Dia: 06 de Junho
Horário: 9h
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


Oficina – Fauna da Selva de Pedras (Pragas Urbanas)

Oficineira: Dra. Eliane Vicente – Pós doutorada em Zoologia Forense
Sobre o evento: A oficina referente às questões que tangem aos animais sinantrópicos (que convivem com humanos), usualmente denominados “pragas ou invasores”. Dentre os principais objetivos, destacam-se a veiculação de informações pertinentes ao tema, bem como instruções preventivas de acidentes e de conduta adequada aos animais urbanos. Os resultados esperados incluem conscientização da comunidade humana em relação ao seu papel nos crescentes casos de epidemias e proliferação de animais errantes, silvestres e exóticos na cidade de Rio Preto e Região.
Público: jardineiros, prestadores de serviço, construtores, síndicos de condomínios e interessados em geral
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 de eventos)
Dia: 06 de Junho
Horário: 14h
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


Palestra: Semae e a ONU: Uma Agenda Global pelo Desenvolvimento Sustentável

Palestrante: Rafael Nava Miceli, químico do Semae, responsável pelo controle de qualidade da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Rio Preto
Sobre o evento: Miceli vai apresentar as ações que o Semae desenvolve para o cumprimento do Objetivo Global #6 que determina assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, previsto na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Público: Geral
Dia: 06 de Junho
Horário: 19h30
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 de eventos)


 

• DIA 07/06 (QUINTA-FEIRA)

Oficina Bonsai

Oficineiros: Bonsai Clube Rio Preto
Sobre o evento: A oficina de introdução ao Bonsai é dividida em duas partes, sendo uma primeira teórica com uma explanação geral sobre o assunto, fundamentada principalmente nos cuidados necessários para se manter um bonsai vivo e saudável pelo maior tempo possível e na segunda parte é ensinada na prática um replantio. Todos os participantes sairão com seu pequeno bonsai.
Público: a partir de 16 anos – público geral
Local: Viveiro Municipal
Dia: 07 de Junho
Horário: 9h
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


Oficina de Fotografia Natureza – Fauna e Flora

Oficineiro: Prof. Reinaldo Feres – Unesp
Sobre o evento: Graduado em Ciências Biológicas pela Unesp, com mestrado em Ciências Biológicas (Artropodologia), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp e Livre Docência em Invertebrados: Arthropoda a Hemichordata, o Prof. Reinaldo também domina a arte da fotografia. Nesta oficina ele vai juntar o útil ao agradável, ensinando teoria e prática sobre fotografia e aproveitando o ambiente propício com fauna e flora abundante do Zoológico Municipal para praticar com os participantes.
Público: a partir de 16 anos
Material: Necessário levar uma câmera fotográfica
Local: Zoológico Municipal
Dia: 07 de Junho
Horário: 9h as 12h e das 13h30 as 17h
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


Palestra – Saúde Sustentável

Palestrante: Dra. Renata Nogueira Manoel – Medicina Funcional
Sobre o evento: Uma alimentação e uma vida mais saudável são possíveis no mundo em que vivemos hoje? Como os agrotóxicos, os produtos alimentícios industrializados, o excesso de carboidratos, a contaminação da água e do solo e até o uso de cosméticos estão contribuindo para o aumento de doenças autoimunes, obesidade, diabetes, distúrbios hormonais, câncer, dentre outros males. Como fazer boas escolhas, diminuir o consumo de produtos alérgenos, dentre eles o glúten e a lactose podem contribuir para a reversão de doenças, trazendo mais saúde e qualidade de vida. Saiba mais sobre os benefícios dos orgânicos, dietas como low carb, cetogênica, paleo e como comer comidade de verdade.
A médica Dra. Renata Nogueira Manoel tem formação em Nutriendocrinologia funcional com Dr. Lair Ribeiro, Terapia Neural e Medicina Funcional, além de Terapia Ortomolecular e Homeopatia, é formada em Ginecologia e Obstetrícia, especialista em USG e Ginecologia.
Público: a partir de 16 anos – público em geral
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 de eventos)
Dia: 07 de Junho
Horário: 19h30
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


 

• DIA 08/06 (SEXTA-FEIRA)

Plantio Parque Ecológico Walter Spotti

Sobre o evento: Mais uma etapa do plantio de mudas no Parque Ecológico Walter Spotti. Recentemente o Grupo Spotti assumiu a manutenção do Parque no que se refere aos cuidados das mudas que lá estão e as que serão plantadas. A proposta agora é unir forças com a iniciativa privada num processo de cogestão para resgatar este espaço transformando-o, no futuro, em uma floresta urbana e espaço para educação ambiental e atividades do gênero. O parque possui 70 mil metros quadrados.
Público: Geral
Local: Parque Walter Spotti
Área localizada ao lado da Coopen no bairro Jd. Moyses Miguel Haddad (Rua José Romualdo de Freitas com Zanete Zerate Galeazi).
Dia: 08 de Junho
Horário: 9h


Palestra – O Eu Sustentável

Palestrante: Alexandre Tadeu – Instituto Céu de Capella
Sobre o evento: A sustentabilidade não é algo que está lá fora, que diz respeito apenas ao meio ambiente e à coletividade. Sustentabilidade começa no indivíduo, de dentro para fora. A Sustentabilidade do Ser: A crise interna e a relação com o mundo é o viés que Alexandre Tadeu Ignácio Barbosa, Diretor Presidente e Instrutor de Autoconhecimento no Instituto Céu de Capella há mais de 10 anos; palestrante sobre Medicina Anti-aging desde 2015, formado em Ciências Biológicas e Ciências Jurídicas pela Universidade do Noroeste Paulista; Pós Graduado em Direito Civil e Processual Civil vai abordar em uma palestra sobre autoconhecimento e autoajuda, sem doutrinação.
Mais do que um ambientalismo e muito mais do que reciclar papel ou trocar óleo de cozinha usado por latas de tintas, mas trazendo a sustentabilidade como a organização interna do ser.
Público: a partir de 16 anos – público em geral
Local: Riopreto Shopping (Praça 3 de eventos)
Dia: 08 de Junho
Horário: 19h30
Capacidade: 30 pessoas
Faça sua inscrição


Palestra – Energias renováveis

Palestrante: Germano Hernandes Filho – Montage-SIS e Ipu Energy
Sobre o evento: Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos. O objetivo da palestra é mostrar como o Brasil pode ser mais eficiente na utilização de energias renováveis e como está o nosso consumo energético.
O investimento mundial em energia solar, por exemplo, voltou a bater em 2017 um novo recorde, com US$ 160,8 bilhões, 18% mais que em qualquer outra energia (renovável, fóssil ou nuclear), e com a China à frente nesse terreno, segundo um relatório divulgado neste mês de maio pela ONU Meio Ambiente.
A expectativa é de que, em 2030, um décimo da energia elétrica consumida no Brasil venha diretamente do Sol, via painéis e filmes fotovoltaicos. E parte importante disso será gerada em casas, edifícios, shoppings, indústrias e estacionamentos, que se transformarão em edificações-usinas
Público: Geral
Local: Auditório do Senac (R. Jorge Tibiriçá, 3518 – Vila Santa Cruz)
Dia: 08 de Junho
Horário: 19h30
Capacidade: 160 pessoas
Faça sua inscrição


 

• DIA 09/06 (SÁBADO)

Tem Mais Verde

Participantes: Prefeitura por meio de Secretarias, Autarquias e Empresas públicas de Rio Preto, além da TV TEM e parceiros.
Sobre o evento: O Tem Mais Verde é uma parceria da TV TEM com a Prefeitura e será realizado em 09 de junho de 2018 (sábado) na Área Verde do Jardim Arroyo. O evento vai contar com a participação de várias secretarias e autarquias, que vão oferecer atividades artísticas, culturais, esportivas e de entretenimento. A programação vai das 08h às 12h30, também com orientações, informações e esclarecimentos diversos ao público. As pessoas vão poder ter acesso ainda ao Balcão de empregos, à divulgação de cursos e participar da Campanha do Agasalho. Também fazem parte das atividades, vários serviços de Saúde e do Semae, por meio de unidades móveis.
Ao final será realizado um mega plantio de 850 mudas, envolvendo toda a comunidade. Para este evento, estima-se a participação de aproximadamente 2.000 pessoas.
Público: Geral
Horário: das 8h às 12h
Dia: 9/06
Local: Área Verde – Jd. Arroyo (Av. Capitão Argeneli unis)


 

• DIA 10/06 (DOMINGO)

Domingo Cultural

Sobre o evento: Manhã de atividades gratuitas: ioga, contação de histórias, medicina preventiva, escalada, slack line, bike, suco, quitanda saudável, cão afeto e mundo pet, promovida pela Unimed. O evento será na Praça do Vivendas, espaço revitalizado pela Unimed Rio Preto.
Público: Geral
Dia: 10 de Junho
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Praça do Jardim Vivendas
Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 2191 – Jardim Bosque das Vivendas


Plantio de mudas de árvores nativas

Local: Avenida das Nações Unidas, ao lado do Clube dos Escoteiros Lis Rio Preto – Ação realizada pela Aama (Associação Amigos dos Mananciais)
Público: Geral
Dia: 10 de Junho
Horário: das 8h30 às 12h


Plantio de mudas de árvores

Local: Avenida Miguel Damha, em frente ao nº 2001, Condomínio Damha III.
Ação realizada pelo Projeto Corredor Ecológico.
Público: Geral
Dia: 10 de Junho
Horário: 16h


 

 

Atrações SIMA 2018 de 4 a 10 de Junho

 

Oficinas de Desenho:

De 4 a 10 de junho as crianças podem participar de oficinas de desenho com temas relacionados ao Meio Ambiente, no Riopreto Shopping. O espaço conta com monitores e a participação é gratuita.


Distribuição de Mudas:

Dias 5 e 9 de junho, das 16h às 20h a Polícia Militar Ambiental fará distribuição de mudas para os visitantes na Exposição “Natureza Invertida”, na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping Center.


Kids Especial Meio Ambiente:

Nos dias 9 e 10 de junho no Riopreto Shopping serão realizadas oficinas em parceria com a equipe do Muda que a Cidade Muda, onde as crianças poderão participar da atividade “Plantinhas para Comer e Decorar”, das 16h às 20h.


Exposição Agenda 2030 – Os ODS em Rio Preto:

De 4 a 10 de junho na Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping, uma exposição composta de painéis apresentarão os Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e sobre a adesão de Rio Preto.


Exposição “Natureza Invertida” da Polícia Militar Ambiental:

De 4 a 10 de junho, a Polícia Militar Ambiental trará para o Riopreto Shopping a Exposição “Natureza Invertida” que mostra o olhar dos bichos sobre a ação do homem no planeta, exposição de animais taxidermizados e exposição de itens utilizados na corporação como lancha, viaturas, objetos e uniformes históricos.


Exposição “Tem natureza, tem SEMAE”:

De 4 a 10 de junho, na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping, durante o horário de funcionamento do centro de compras, o público poderá visitar a exposição do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto). A exposição mostra o comprometimento do Semae na proteção do Meio ambiente. A autarquia desenvolve diversas ações como plantio de árvores, proteção dos mananciais, limpeza da Represa Municipal, recuperação rio Preto, utilização da água de reúso, irrigação, saneamento de bairros irregulares, entre outras. A atuação da autarquia vai muito além da produção de água potável e do tratamento de esgoto.


Exposição “Fotografias de Natureza”:

Graduado em Ciências Biológicas pela Unesp, com Mestrado em Ciências Biológicas (Artropodologia), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp e Livre Docência em Invertebrados: Arthropoda A Hemichordata, o Prof. Reinaldo J.F. Feres também domina a arte da Fotografia. Nesta exposição destinada à Comemoração da “Semana Integrada Do Meio Ambiente” suas lentes focam a diversidade da natureza: insetos, répteis, aves, e elementos da flora associados aos assuntos principais. Todas as fotos terão identificação dos Animais/Plantas (Nome Popular e Científico), bem como indicação da localidade em que foram obtidas as imagens, tudo isso visando informação da população e Educação Ambiental. A exposição será de 4 a 10 de junho na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping.


Exposição “Espaço Urbano Sustentáveis”:

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unip traz para a Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping, uma exposição de um projeto de Pocket Parque dos alunos do 2º ano, desenvolvido dentro da disciplina de Projeto Urbano e Paisagismo. Atendendo metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) os alunos pesquisaram vazios urbanos em Rio Preto e desenvolveram projetos de pequenos parques verdes nestas áreas.