Ministro autoriza Instituto Federal em Rio Preto

São José do Rio Preto será sede de um campus do Instituto Federal de São Paulo, uma autarquia que oferece […]

20 de abril de 2017
São José do Rio Preto será sede de um campus do Instituto Federal de São Paulo, uma autarquia que oferece cursos técnicos, de licenciatura nas áreas de Ciências e da Matemática, cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

A boa notícia foi dada nesta quinta-feira (20) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no encerramento do encontro do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que reuniu 700 pessoas de 170 municípios no Pavilhão Swift de Educação e Cultura em Rio Preto.

“Estamos autorizando o início imediato dos estudos para a instalação do Instituto Federal. A definição dos cursos será debatida em audiência pública, respeitando o perfil regional”, disse o ministro no momento do anúncio.

“É uma conquista que marcará a nossa cidade. O Instituto Federal dará novas oportunidades aos nossos jovens, que poderão estudar mais perto de casa, com ensino de qualidade e gratuito”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

PRÉDIO PRONTO
Durante a visita a Rio Preto o ministro conheceu a sede do antigo Cefam, no Jardim Congonhas, e ficou bem impressionado com a estrutura do prédio. Mendonça Filho determinou à direção paulista do instituto que inicie imediatamente os estudos para a adequação das instalações para abrigar o campus.

O prefeito Edinho informou ao ministro que há recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para as adequações necessárias no prédio. Os recursos virão de uma emenda parlamentar de autoria do próprio Edinho, apresentada no ano passado ao orçamento da União.

O INSTITUTO 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.

O Instituto Federal de São Paulo destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. 

O IFSP é organizado em diversos câmpus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.