Reitor do Instituto Federal de São Paulo vistoria prédio do antigo Cefam

O reitor do Instituto Federal de São Paulo, Eduardo Antonio Modena, fez uma visita técnica ao antigo prédio do Cefam, […]

16 de maio de 2017
O reitor do Instituto Federal de São Paulo, Eduardo Antonio Modena, fez uma visita técnica ao antigo prédio do Cefam, para possível instalação de uma sede do Instituto Federal de São Paulo em Rio Preto. A visita foi acompanhada por técnicos do Instituto, pelo prefeito Edinho Araújo e pelos secretários Sérgio Issas (obras) e Mário Soler (comunicação).

A visita foi realizada menos de um mês após a visita do Ministro da Educação Mendonça Filho a Rio Preto, no último dia 20 de abril. Na ocasião, o ministro autorizou o início imediato dos estudos para a instalação do instituto na cidade.

O IFSP é uma autarquia que oferece cursos técnicos, de licenciatura nas áreas de Ciências e da Matemática, cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. “É uma conquista que marcará a nossa cidade. O Instituto Federal dará novas oportunidades aos nossos jovens, que poderão estudar mais perto de casa, com ensino de qualidade e gratuito”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

Para agilizar a instalação do Instituto em Rio Preto o prefeito Edinho ofereceu o prédio do antigo Cefam, onde atualmente funciona a secretaria da Mulher, para ser sede do campus. O prefeito Edinho informou ao reitor que há recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para as adequações necessárias no prédio. Os recursos virão de uma emenda parlamentar de autoria do próprio Edinho, apresentada no ano passado ao orçamento da União.

O INSTITUTO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. O Instituto Federal de São Paulo destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

O IFSP é organizado em diversos câmpus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.