Prefeito recebe a garantia do início do Instituto Federal em 2018

O prefeito Edinho Araújo participou nesta quarta-feira (16/08), em Brasília, de audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e […]

16 de agosto de 2017
O prefeito Edinho Araújo participou nesta quarta-feira (16/08), em Brasília, de audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e recebeu confirmação de que o campus de Rio Preto, do Instituto Federal de Educação, estará autorizado nos próximos dias e funcionando no início de 2018. Participaram do encontro o deputado federal licenciado Rodrigo Garcia, atual secretário estadual da Habitação e o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Leandro Damy.

“O Ministro está mantendo um compromisso que assumiu em Rio Preto. É importante a instalação dos cursos do Instituto em Rio Preto para ampliar a oportunidade dos jovens da cidade e da região, de estudarem em uma universidade de qualidade, gratuitamente”, disse o Prefeito.

A portaria que autoriza a instalação do Instituto Federal de Educação na cidade, já está pronta. O próximo passo, depende de uma lei a ser votada na Câmara de Rio Preto, permitindo a cessão de uso do antigo prédio do Cefam, próximo ao aeroporto, onde vai funcionar o Campus.  “O projeto de lei será enviado à Câmara e para sua aprovação, vamos contar mais uma vez com o empenho e a colaboração dos vereadores” explicou o prefeito Edinho Araújo.

Para setembro ou outubro está prevista a realização de audiência pública para a definição dos cursos que funcionarão no campus.

Na audiência desta quarta-feira, em Brasília, o Prefeito agradeceu a dedicação de todos os técnicos do MEC, do FNDE e do Instituto Federal na agilização do processo, principalmente, ao deputado Rodrigo Garcia que muito contribuiu para mais esta conquista para a cidade.

O INSTITUTO 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. 

O Instituto Federal de São Paulo destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. 

O IFSP é organizado em diversos campus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.