Ministro da Educação assina portaria que cria campus do Instituto Federal em Rio Preto

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta quarta-feira (27/9) a portaria que autoriza o funcionamento do campus São José […]

27 de setembro de 2017
O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta quarta-feira (27/9) a portaria que autoriza o funcionamento do campus São José do Rio Preto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O ato aconteceu durante encontro do ministro em São Paulo com o prefeito Edinho Araújo, e o secretário da Habitação, Rodrigo Garcia. A portaria é o primeiro passo para que a reitoria do Instituto possa iniciar o processo de instalação e funcionamento do IFSP na cidade com cursos técnicos e de graduação.
A portaria assinada por Mendonça Filho prevê que “o ministro da Educação, no uso da atribuição que confere”, autoriza o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo “a promover no âmbito de sua estrutura organizacional o funcionamento do Campus São José do Rio Preto”. A portaria deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
O prefeito Edinho Araújo comemorou a assinatura da portaria que dispõe sobre a autorização de funcionamento do campus e considerou como momento histórico a assinatura da portaria. “O sonho da comunidade de São José do Rio Preto está se tornando realizado. Meus agradecimentos especiais ao presidente Michel Temer, ao ministro Mendonça Filho e ao secretário Rodrigo Garcia”.
Com a portaria, o ministério da Educação deverá se reunir com o reitor do Instituto Federal, Eduardo Modena para tratar de detalhes técnicos, passando em seguida a instalação para o âmbito do IFSP. Superadas estas etapas a previsão é da realização de audiência pública para definir os eixos tecnológicos e os cursos a serem implantados no campus de Rio Preto.
A assinatura da portaria do campus do Instituto Federal em Rio Preto foi possível depois que a Câmara aprovou projeto de lei que autorizou a cessão do prédio do antigo Cefam, onde hoje funciona a Secretaria da Mulher, para ser a sede do IFSP. A cessão, de acordo com a lei sancionada pelo prefeito, tem prazo de 30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos. Além da cessão do imóvel a prefeitura ficará responsável, por cinco anos, por despesas decorrentes do consumo de energia, água, telefonia, limpeza e segurança do imóvel.
O INSTITUTO 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. 
O Instituto Federal de São Paulo destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. 
O IFSP é organizado em diversos campus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.