Beneficiário do BPC devem realizar inscrição no CadÚnico

Os idosos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada -, que ainda não realizaram a inclusão no Cadastro Único […]

19 de outubro de 2017
Os idosos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada -, que ainda não realizaram a inclusão no Cadastro Único – CadÚnico – devem comparecer a um dos 13 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – mais próximo de sua residência. O Beneficiário Idoso que não fizer a inclusão até o dia 31 de dezembro, terá o benefício suspenso. Veja a relação dos nomes.
 
Esta inclusão é obrigatória, de acordo com o Decreto nº 8.805, de 7 de julho de 2016 e a Portaria Interministerial MDSA/MP/MF nº 2, de 7 de novembro de 2016. O documento estabelece que as famílias beneficiárias do BPC-LOAS estejam inscritas no Cadastro Único, para Programas Sociais do Governo Federal realizem a inclusão até o dia 31/12/2017.                

O cadastramento dos beneficiários do BPC e de suas famílias no Cadastro Único cria a possibilidade de inclusão desses idosos e pessoas com deficiência em diversos outros programas, serviços e benefícios sociais do Governo Federal que utilizam o cadastro como referência para seleção do seu público.
 
Para inscrever o beneficiário do BPC, o responsável pela unidade familiar deverá procurar o Cadastro Único ou um dos CRAS. O responsável pela família é a pessoa que fornecerá as informações ao entrevistador. Ele deve ser um dos componentes da família e morador do domicílio, com idade mínima de 16 anos. É necessário ainda apresentar os seguintes documentos:
– Responsável Familiar – CPF ou título de eleitor;
– Demais membros da família – Quaisquer dos seguintes documentos de identificação: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento ou carteira de trabalho. 

É recomendável levar também comprovante de endereço: conta de água, luz ou telefone, para facilitar o processo de cadastramento. O CadÚnico fica na rua Jorge Tibiriçá, 3823 – Santa Cruz. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3231-3975.