Prefeitura realiza mais de 6,2 milhões de atendimentos em 9 anos de Poupatempo

O Poupatempo São José do Rio Preto completou 9 anos de funcionamento na última terça-feira, dia 13. Desde sua inauguração, […]

15 de fevereiro de 2018
O Poupatempo São José do Rio Preto completou 9 anos de funcionamento na última terça-feira, dia 13. Desde sua inauguração, o posto já prestou mais de 16 milhões de serviços, com média mensal de 165 mil atendimentos. Dentre esses, os realizados em parceria com a Prefeitura de Rio Preto são bastante requisitados e somam mais de 6,2 milhões de solicitações até hoje.

O programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, teve implantação articulada pelo prefeito Edinho Araújo, à época (2008) no fim de seu segundo mandato.

“As tratativas de 2008 resultaram na inauguração do posto em fevereiro de 2009”, lembra o diretor de atendimento do Poupatempo, João Barbosa. “Desde então, concentramos mais de uma centena de serviços municipais na Praça Laranja, todos ao molde do reconhecido padrão de qualidade do Poupatempo. Emissão de senhas, agendamentos, digitalização de sistemas e muito mais”, completa.

Cerca de 50 servidores atendem nos 104 serviços municipais disponíveis no local, como os das secretarias de Obras, Fazenda, Educação, Trabalho e Emprego, Trânsito, Transporte e Segurança e Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto. 

Entre os órgãos mais solicitados estão o Detran.SP, com 1,6 milhão de documentos emitidos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Secretaria da Fazenda, com 1,4 milhão de solicitações; o e-poupatempo, com 1,1 milhão serviços públicos pela internet; e o Instituto de Identificação (IIRGD), 829 mil RGs e Atestados de Antecedentes Criminais concluídos na unidade.

Desde o ano passado a unidade conta com novo serviço gratuito de Investigação e Reconhecimento de Paternidade, para pessoas que ainda não têm o nome do pai nos documentos.

O posto conta também com o AcessaSP, que disponibiliza acesso gratuito à internet; Secretaria do Emprego (Sert), para emissão da Carteira de Trabalho (CTPS), cadastro de vagas e seguro-desemprego; e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.

Canais de informações e agendamento

Para maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece diferentes canais de atendimento e agendamento de horário dos serviços mais solicitados em todas as unidades. Confira abaixo:

Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;

Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android;

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP;

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos. 

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários.

Serviços Municipais disponíveis na Praça Laranja do Poupatempo

Secretaria Municipal de Obras
Alvará
Alvará de Construção
Alvará de Construção Vertical: prédios residenciais e comerciais
Alvará de Demolição
Alvará de Reforma
Alvará de Regularização
Alvará de Regularização de Acréscimo
Aprovação Prévia de Construção
Autenticação de Cópia de Projeto Arquitetônico
Autorização para Colocação de Tapume
Autorização para Desdobro
Autorização para Desdobro com Posterior Anexação ou Anexação com Posterior Desdobro
Autorização para Desmembramento
Autorização para Fracionamento
Autorização para Passagem de Dutos em Passeios e Vias Públicas
Autorização para Unificação
Boletim de Informação Cadastral (BIC)
Cancelamento do Alvará de Desmembramento
Certidão de Acessibilidade
Certidão de Área Construida
Certidão de Numeração Predial
Construção de Sarjetão
Denuncia de Obras Irregulares
Desdobro, Unificação e Fracionamento
Habite-se
Iluminação Pública de Ruas e Avenidas
Informações sobre a Lei de Zoneamento
Laudo de Vistoria Técnica para Características do Imóvel
Licença para Acessibilidade
Manutenção de Iluminação Pública
Pavimentação Asfáltica
Recapeamento de Asfalto
Remoção de Postes de Luz
Solicitação de Cópias de Projetos Aprovados
Tapa-buraco em Ruas e Avenidas
Transferência de Propriedade
Transferência de Responsabilidade Técnica

Semae
Alteração Cadastral
Benefício em Tarifas
Caixa de Inspeção
Caixa Padrão
Caminhão Pipa
Cancelamento de Débito Automático
Certidão de Débitos
Conta de Água e Esgoto de São José do Rio Preto
Débito
Desmembramento da Ligação de Água e Esgoto
Hidrômetro de Poço
Hidrômetro
Ligação de Água e Esgoto em São José do Rio Preto
Parcelamento de Serviços
Religação de Água em São José do Rio Preto
Restituição de Valor
Supressão de Ramal de Água
Vistoria em Imóvel

Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança
Alvará de Transporte Escolar
Autorização para Estacionamento
Interdição de Ruas para Eventos
Lombada
Mototáxi
Multa de Trânsito Emitida pela Prefeitura de São José do Rio Preto
Ponto de Ônibus: Colocação ou Mudança
Realização de Mudança: Centro
Regularização de Débitos: Tributos Municipais já Pagos
Restituição ou Compensação de Débito
Restituição ou Compensação de Pagamento em Duplicidade
Semáforo
Sinalização de Trânsito
Táxi

Protocolo
Alvará de Transporte Escolar: renovação
Auto de Infração
Autorização para Poda ou Corte de Árvores
Consulta Tributária
Consultas de Trâmites de Processos
Convênio Médico
Impostos e Taxas: Isenção
Inscrição Municipal
Nota Fiscal de Prestação de Serviço: Autorização de Regime Especial
Reclamação Referente à Lei das Filas
Reconhecimento de Imunidade
Tributos Municipais Pagos: Regularização
Veículo de Tração Animal: Permissão
Vistas ao Processo

Secretaria Municipal de Fazenda
Cálculo e Expedição de Guias para Pagamentos de Tributos e Outros Débitos
Certidão de Valor Venal
Certidão Negativa de Débitos Municipais
Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São José do Rio Preto
Inscrição Municipal
ISSQN de São José do Rio Preto
ITBI: guia de recolhimento
Mapa do município
Parcelamento de Débitos de IPTU, Contribuição de Melhorias e Multa de São José do Rio Preto

Vigilância Sanitária
Análise da Qualidade da Água: protocolo (São José do Rio Preto)
Defesa de Auto de Infração: protocolo
Laudo Técnico de Avaliação (LTA): protocolo
Licença Sanitária
Receituário de outro Estado

Emcop
Atualização Cadastral: mutuário
Carnê da Prestação: segunda via
Declaração de Propriedade do Imóvel
Denúncia: Imóvel Desocupado
Reconhecimento de Dívida: Renegociação

Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego
Cadastramento de Currículo

Secretaria Municipal de Educação
Creche Municipal

Banco do Povo Paulista Rio Preto
Financiamento

Texto: Marcella Moreira com Assessoria de Comunicação – Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp