Prefeito assina cessão de prédio para o Instituto Federal de Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto deu mais um importante passo para a implantação de campus do Instituto Federal de São […]

9 de março de 2018
A Prefeitura de Rio Preto deu mais um importante passo para a implantação de campus do Instituto Federal de São Paulo em Rio Preto. Foi assinada na manhã desta sexta-feira a cessão do prédio onde funciona a Secretaria da Mulher (antigo Cefam), para o Instituto Federal; com isso, a licitação para a reforma no prédio será iniciada.

“Este é um momento histórico para a cidade. Demos mais um passo para o futuro de Rio Preto. Ensino de qualidade e gratuito. Nossa cidade está capacitada, temos demanda para a instalação e seremos referencia regional”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

O prédio cedido ao instituto tem 7,8 mil metros quadrados e será totalmente reformado para ser sede do Instituto. A estimativa é de que serão investidos R$ 5 milhões na reforma. “Acredito que até o final da próxima semana já poderemos dar início à licitação para as obras do prédio. Estamos ansiosos para a instalação do campus e para o início dos cursos”, afirmou o pró-reitor administrativo, Silmário Batista dos Santos.

Audiência pública
Na última quinta-feira (1) a Prefeitura de Rio Preto publicou a chamada para audiência pública que vai debater a instalação do Campus do Instituto Federal de Rio Preto. A chamada atende à portaria 1091, de 17/03/2015, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, que exige audiências públicas para definir a implantação do Campus, a escolha dos cursos e outras questões relacionadas.

A primeira audiência será realizada no próximo dia 3 de abril, no auditório da Prefeitura, no 9º andar, às 18 horas. A audiência tem caráter participativo e é aberta à comunidade.

“É importante que a população participe, pois é através dessas audiências que serão definidos os cursos, a demanda e os detalhes do campus de Rio Preto. Quanto mais pessoas participarem, melhor”, afirmou o pró-reitor de ensino, Reginaldo Vitor Pereira.

O processo de implantação do Campus teve início no dia 27 de setembro, quando o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou a portaria que autoriza o funcionamento do campus. O ato aconteceu durante encontro do ministro em São Paulo com o prefeito Edinho Araújo e o então secretário da Habitação Rodrigo Garcia. A portaria foi o primeiro passo para que a reitoria do Instituto possa iniciar o processo de instalação e funcionamento do IFSP na cidade com cursos técnicos e de graduação.

A assinatura da portaria do campus do Instituto Federal em Rio Preto foi possível depois que a Câmara aprovou projeto de lei que autorizou a cessão do prédio do antigo Cefam, onde hoje funciona a Secretaria da Mulher para sede do IFSP. A cessão, de acordo com a lei sancionada pelo prefeito, tem prazo de 30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos. Além da cessão do imóvel a prefeitura ficará responsável, por cinco anos, por despesas decorrentes do consumo de energia, água, telefonia, limpeza e segurança do imóvel.

O Instituto
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. 

O Instituto Federal de São Paulo destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. 

O IFSP é organizado em diversos campus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.