Emurb e Empro iniciam testes em novo sistema da Área Azul

A Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e a Empro (Empresa Municipal de Processamento de Dados) iniciam na próxima quarta-feira, dia […]

23 de março de 2018

A Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e a Empro (Empresa Municipal de Processamento de Dados) iniciam na próxima quarta-feira, dia 28, os testes do novo sistema de cobrança da Área Azul. A mudança terá início pelo setor 106, no bairro Redentora, que compreende três quarteirões entre as ruas Pernambuco e Redentora, na altura da Travessa Guaranis. Na segunda e terça-feira, parte dos agentes de Áreas Azul começarão a receber o treinamento para operar o sistema.

O cronograma de testes foi concluído na manhã desta sexta-feira, dia 23, em reunião realizada na Empro e que contou com representantes e assessores das duas empresas públicas. O objetivo é ampliar gradativamente o uso dos talões com QR Code até alcançar 100% das 3.069 vagas (1.574 no Centro e 1.495 na Redentora), o que deve ocorrer até o dia 30 de junho. Nessa data será aposentando definitivamente o sistema de cartões numerados impressos previamente.

Pelo novo sistema, o cartão de estacionamento será gerado na hora da compra, por meio de impressoras portáteis, e terá validade de duas horas. O valor atual, de R$ 3,50, será mantido.

Os agentes da Área Azul vão fiscalizar o cartão por meio de escaneamento feito pela câmera dos smarthphones, que serão disponibilizados no kit individual de trabalho. No comprovante impresso constará data, horário, a placa do carro e o QR Code.

“O objetivo é gerar mais segurança para o usuário e para a empresa, assim como facilitar o controle e a contabilidade dos valores arrecadados. Como o sistema é integrado, o cálculo do valor arrecadado por agente será feito automaticamente, organizando e agilizando a prestação de contas no fim do expediente”, explica o presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

Pontos de venda

O avanço do novo sistema será acompanhado simultaneamente pela mudança nos pontos de venda (estabelecimentos comerciais) que também serão adequados para comercialização dos novos cartões.

Outra novidade é que os proprietários dos pontos de venda poderão comprar e pagar os créditos para revenda por meio de boletos bancários.

Outros sistemas

A Empro inicia nas próximas semanas também a instalação de novos sistemas operacionais na sede Emurb nos setores de protocolo, controle de almoxarifado, controle de compras, gestão de contratos e controle de patrimônio.

“Nós vamos firmar os contratos e cobrar apenas a mensalidade pelo uso desses sistemas, gerando economia e eficiência para a Emurb. Atuaremos como prestador de serviços”, disse o presidente da Empro João Curado.