1ª Audiência Pública do Instituto Federal reúne cerca de 200 pessoas

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo e o pró-reitor de ensino do Instituto Federal de São Paulo, Reginaldo Vitor […]

4 de abril de 2018
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo e o pró-reitor de ensino do Instituto Federal de São Paulo, Reginaldo Vitor Pereira, realizaram na noite desta terça-feira, dia 03 de abril, a 1ª audiência pública para apresentação, discussão e escolha dos eixos tecnológicos dos cursos que farão parte do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus São José do Rio Preto.
Além do prefeito e do pró-reitor, que estava representando o reitor do Instituto Eduardo Antonio Modena, também estavam presentes, a assessora executiva da Pró-Reitoria de Ensino, Haryanna Sgrilli, a Secretária Municipal de Educação – Sueli costa e o Secretário de Trabalho e Emprego, Edmilson Favaron.
Cerca de 200 pessoas que representam os mais diversos segmentos da cidade, também marcaram presença no auditório do 9º andar da prefeitura.
A audiência atende à portaria 1091, de 17/03/2015, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.
“O Instituto Federal é uma instituição plural e que atende desde a educação básica até a graduação. É importante a participação da população para que os cursos e as vagas reflitam o que a sociedade de Rio Preto representa”, afirmou o pró-reitor de ensino, Reginaldo Vitor Pereira.
Para o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, a audiência serve para orientar e criar novas oportunidades. “Este é um momento histórico para a cidade. Vamos criar novas oportunidades para Rio Preto e para as futuras gerações. Pois, só com educação criamos uma cidade mais democrática e fraterna”, afirmou Edinho. 
O processo de implantação do Campus teve início no dia 27 de setembro, quando o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou a portaria que autoriza o funcionamento do campus. O ato aconteceu durante encontro do ministro em São Paulo com o prefeito Edinho Araújo e o então secretário da Habitação Rodrigo Garcia. A portaria foi o primeiro passo para que a reitoria do Instituto possa iniciar o processo de instalação e funcionamento do IFSP na cidade com cursos técnicos e de graduação.
 
 A assinatura da portaria do campus do Instituto Federal em Rio Preto foi possível depois que a Câmara aprovou projeto de lei que autorizou a cessão do prédio do antigo Cefam, onde hoje funciona a Secretaria da Mulher para sede do IFSP. A cessão, de acordo com a lei sancionada pelo prefeito, tem prazo de 30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos. Além da cessão do imóvel a prefeitura ficará responsável, por cinco anos, por despesas decorrentes do consumo de energia, água, telefonia, limpeza e segurança do imóvel.
A próxima audiência ficou marcada para o dia 10 de maio, quinta-feira.
 O Instituto
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. 
 
 O Instituto Federal de São Paulo destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. 
 O IFSP é organizado em diversos campus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.