Agentes de saúde fazem caminhada contra dengue

Com o slogan “Dê um presente para Rio Preto, evite dengue”, agentes de saúde e participantes do grupo de Lian […]

17 de março de 2009
Com o slogan “Dê um presente para Rio Preto, evite dengue”, agentes de saúde e participantes do grupo de Lian Gong da Unidade Básica de Saúde do Eldorado, na região norte de Rio Preto, realizam nesta quarta-feira (18/3), a partir das 8 horas, uma caminhada pelas ruas do bairro para chamar a atenção da população contra os perigos da doença.

Segundo a coordenadora dos agentes de saúde do Eldorado, Marli Sebastião de Carvalho, a idéia da caminhada surgiu como forma de homenagear o município pelos 157 anos de fundação e ao mesmo tempo alertar os moradores do bairro sobre como evitar a dengue. A região atendida pela Unidade de Saúde já tem cinco casos positivos da doença neste ano.

“Não podemos deixar a dengue se alastrar, é importante a população estar consciente sobre os meios de transmissão e principalmente como evitar a proliferação do mosquito que transmite a doença. E o melhor presente para Rio Preto é manter a cidade sem dengue”, afirma, em alusão ao aniversário do município, na quinta-feira (19/3).

Durante a passeata, uma dupla de agentes de saúde vai estar fantasiada de Aedes aegypti, o mosquito responsável por transmitir dengue. Já os participantes do Lian Gong vão levar flores feitas com garrafa pet, material que dispensado indiscriminadamente na natureza pode se tornar um potencial criadouro do mosquito. “Também vamos distribuir panfletos informativos sobre a doença”, diz a coordenadora.

Agentes de saúde e população vão sair da Unidade Básica de Saúde do Eldorado, localizada na avenida Nova Granada, 3.320, às 8 horas, e seguir até o Centro Esportivo do bairro. O trajeto será realizado pela avenida Monte Aprazível, e terá o apoio da Guarda Municipal.

Andrea Inocente