Semae substitui bomba sem afetar abastecimento

O Semae conclui na sexta-feira (20/3) os trabalhos de substituição da bomba do poço profundo do Jardim Cristo Rei. A […]

17 de março de 2009
O Semae conclui na sexta-feira (20/3) os trabalhos de substituição da bomba do poço profundo do Jardim Cristo Rei. A obra está sendo executada sem que a população tenha sentido falta de água, apesar de ter sido implantado sistema de racionamento nos últimos dias.

O poço faz parte do sistema de abastecimento do Jardim Urano, responsável pelo fornecimento de água para uma população de 50 mil pessoas residentes na região sul da cidade.

A bomba funcionava há um ano e teve de ser substituída após apresentar falhas. Ela está instalada submersa a 251 metros de profundidade, o correspondente a uma distância de três quadras.

O poço é um dos que retiram água diretamente do Aqüífero Guarani, localizado a 1,2 mil metros de profundidade. A água é retirada a uma temperatura de 42 graus Celsius e passa por um sistema de resfriamento antes de ser distribuída à população.

Rio Preto possui oito poços profundos que utilizam o Aqüífero Guarani e outros 200 utilizando o Aqüífero Bauru, localizado a 200 metros de profundidade. Além dos poços do Semae, Rio Preto tem outros três mil poços particulares, que utilizam o Aqüífero Bauru.
 
O superintendente do Semae, Antonio Ranzani, esteve nesta terça-feira (17/3) vistoriando a obra de instalação da nova bomba e comemorou o fato de a população não ter sentido falta de água nesses 10 dias de obras.

“Isso se deve ao bom funcionamento do sistema, que desviou água de outras unidades para a região do Urano. A população praticamente não sentiu o racionamento”, explicou.

A água naquela região ficou racionada nos últimos 10 dias e o abastecimento só será normalizado a partir da próxima terça-feira (24/3), quando terminam os testes com a nova bomba.

Oito funcionários do Semae trabalham na substituição do equipamento, sendo 5 mecânicos e três eletricistas, supervisionados pelo geólogo Paulo Perosa, do Setor de Captação e Tratamento da Autarquia. O custo da obra é de R$ 35 mil.

Ellen Lima