Caminhada contra dengue agita Eldorado

Com o slogan “Dê um presente para Rio Preto, evite dengue”, cerca de 50 pessoas, entre agentes de saúde e […]

18 de março de 2009
Com o slogan “Dê um presente para Rio Preto, evite dengue”, cerca de 50 pessoas, entre agentes de saúde e participantes do grupo de Lian Gong da Unidade Básica de Saúde do Eldorado, na região norte de Rio Preto, participaram nesta quarta-feira (18/3) de uma caminhada pelas ruas do bairro para chamar a atenção da população contra os perigos da dengue.

Segundo a coordenadora dos agentes de saúde do Eldorado, Marli Sebastião de Carvalho, a idéia da caminhada surgiu como forma de homenagear o município pelos 157 anos de fundação e ao mesmo tempo alertar os moradores do bairro sobre como evitar a dengue.

Durante a passeata, uma dupla de agentes de saúde se fantasiou de Aedes aegypti, o mosquito responsável por transmitir dengue. Também foram distribuídos panfletos informativos sobre a doença. A região atendida pela unidade de saúde já tem cinco casos positivos da doença neste ano.

Nesta quarta-feira, dia 18/3, foram confirmados nove novos casos de dengue no município. Agora sobe para 50 o número de pessoas contaminadas com a doença em Rio Preto desde janeiro. Ao todo são 27 casos autóctones, 15 importados de outros municípios e outros oito em investigação quanto ao local de infecção.

Em todos os casos confirmados de dengue, tanto autóctones como importados, agentes de saúde do município realizaram bloqueios mecânicos (visita em domicílio) e químicos (nebulização) para evitar novos registros da doença.

Meningite

Nesta semana também foram confirmados no município quatro novos casos de meningites virais. Ao todo neste ano, são 30 casos de meningites virais, 18 casos de meningites bacterianas, 1 caso de meningite pneumocócica, 1 caso de doença meningocócica (meningite + meningococcemia), do sorogrupo C e 1 caso de doença meningocócica (meningococcemia), do sorogrupo B. Os dados são provisórios e ainda podem sofrer alterações.

Andrea Inocente