Saúde começa levantamento do índice de Breteau

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene de São José do Rio Preto deram início na última segunda-feira (5/1|) […]

7 de janeiro de 2009
Agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene de São José do Rio Preto deram início na última segunda-feira (5/1|) ao levantamento do Índice de Breteau do município. O indicador é responsável pela medição da quantidade larvas do mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, em todos os bairros da cidade.

Segundo o biólogo Augusto Azevedo da Silva, coordenador do Setor de Controle do Aedes, o Breteau serve para que a Secretaria possa direcionar as ações de controle da dengue para os bairros com a maior infestação do mosquito.

Os agentes de saúde realizam visitas em domicílio à procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. O prazo de término do levantamento é a primeira semana de fevereiro. O índice é realizado três vezes por ano, sempre nos meses de janeiro, julho e outubro.

O último Índice de Breteau no município, realizado em outubro do ano passado, ficou em 0,51.  O levantamento foi feito na segunda quinzena de outubro e 12.646 edificações foram visitadas pelos agentes. O índice foi menor do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), que é abaixo de 1,0.

No ano passado, foram 246 casos de dengue na cidade. Em 2009, ainda não há registro da doença.

Reforço

Após reunião realizada nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), foi firmado acordo de parceria entre os dois órgãos para o combate à dengue neste ano.

A Sucen cedeu duas equipes de agentes de saúde, um total de 60 pessoas, para auxiliar na busca de criadouros do Aedes e controle de possíveis focos da doença.