Rio Preto tem deflação pelo segundo mês consecutivo

São José do Rio Preto registrou deflação de 0,84% no mês de dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor – […]

7 de janeiro de 2009
São José do Rio Preto registrou deflação de 0,84% no mês de dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor – IPC – foi divulgado nesta quarta-feira (7/1) pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica. O IPC da Terceira Idade, referente ao mesmo mês, apontou deflação ainda maior, de 0,90%.

A deflação foi registrada no município pelo segundo mês consecutivo. Em novembro o índice fechou negativo em 0,03%.

O grupo dos alimentos foi o grande responsável pela deflação de dezembro, contribuindo com 0,55% do Índice Geral. Os produtos que mais tiveram queda foram o acém e a laranja.

“No último trimestre de 2008 houve um desaquecimento da demanda externa, o que refletiu internamente no país e na cidade de um modo geral, e, conseqüentemente, na queda dos preços dos alimentos”, explicaram os economistas Emília Maria de Toledo Leme, da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, e Hipólito Martins, professor das Faculdades Dom Pedro II.

O IPC Geral de 2008 fechou com inflação de 3,57%. O percentual ficou abaixo do esperado pelo governo, que era de 4,5%. A expectativa para 2009, de acordo com os economistas, é de que a inflação chegue a 4%.

Terceira Idade

O índice de Preços ao Consumidor do mês de dezembro para a terceira idade registrou deflação de 0,90%. Em novembro, o levantamento apontou inflação de 0,10%.

A inflação acumulada de 2008, no IPC da 3ª Idade, foi de 4,80%. A estimativa para 2009 é de 4,50%.

Os dois IPCs são medidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica em parceria com as Faculdades Dom Pedro II e Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

As pesquisas englobam produtos dos grupos de vestuário, habitação, despesas pessoais, alimentícias, transportes, entre outros.