Rio Preto registra queda de 97,5% nos casos de dengue

O município de São José do Rio Preto registrou uma diminuição de 97,56% no número de casos de dengue no […]

8 de janeiro de 2009
O município de São José do Rio Preto registrou uma diminuição de 97,56% no número de casos de dengue no ano passado em relação ao mesmo período de 2007. Foram 246 casos em 2008 contra 10.083 no ano anterior. Apesar da queda, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene afirma que a população deve permanecer alerta.

“Essa diminuição, na quantidade de casos positivos registrados, é sazonal. As pessoas não podem achar que porque ocorreu uma queda podem descuidar de seus imóveis e deixar recipientes com água parada. A possibilidade de nova epidemia no município ainda é presente”, afirma o biólogo Augusto Azevedo da Silva, coordenador do Setor de Controle do Aedes.

O biólogo da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene de Rio Preto explica que essa época do ano, em que o calor e a chuva são constantes, é favorável a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Em outros meses do ano, o ciclo do mosquito é de 10 dias, nos meses de verão esse período cai para apenas sete dias e o Aedes se prolifera mais rápido”, afirma.

Silva alerta que, apesar do número de casos de dengue ter diminuído, podem ser registrados casos graves da doença, como a versão hemorrágica que pode até causar a morte do doente. “Existe ainda o risco da entrada no município do vírus da dengue do tipo 4, variação mais grave e até letal”, diz.

Os principais sintomas da dengue são fortes dores musculares, nas articulações e cabeça, além de febre súbita que pode durar até quatro dias. Outros sintomas típicos da doença são manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas, vômitos e diarréias.

Após reunião realizada nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), foi firmado acordo de parceria entre os dois órgãos para o combate à dengue neste ano. Serão priorizados os bairros Boa Vista, Parque Industrial, Distrito Industrial e Centro, locais onde foram registrados o maior número de casos de dengue em 2008.

A Sucen cedeu duas equipes de agentes de saúde, um total de 60 pessoas, para auxiliar na busca de criadouros do Aedes e controle de possíveis focos da doença.