Cidade será a primeira a ter programa de energia solar

O município de São José do Rio Preto será o primeiro do Estado a ser beneficiado por um convênio entre […]

14 de abril de 2009
O município de São José do Rio Preto será o primeiro do Estado a ser beneficiado por um convênio entre a Prefeitura, Secretaria Estadual da Habitação, CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano e a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.  Serão instalados 1.440 aquecedores solares em cinco conjuntos habitacionais da cidade.

A iniciativa visa proporcionar redução no consumo de energia e economia para os moradores desses núcleos e faz parte do Programa Eficiência Energética da CPFL, criado, de acordo com a Companhia, para minimizar os impactos do aquecimento global, preservando o meio ambiente.

Apenas 14 cidades do Estado serão beneficiadas e São José do Rio Preto será a primeira. “Essa é uma conquista do prefeito Valdomiro Lopes, por isso Rio Preto será a primeira”, disse o gerente de Contas do Poder Público da CPFL, Luís Antonio Gomes.
 
Os aquecedores solares vão substituir os chuveiros elétricos, o que deve gerar uma economia de até 30% para os moradores da CDHU. Todos os equipamentos serão custeados pela CPFL, um investimento de R$ 4,9 milhões. No total a Companhia vai gastar R$ 22 milhões para os 14 municípios beneficiados. Rio Preto será a cidade que vai receber o maior investimento.

O convênio será assinado pela Secretaria Estadual da Habitação no início de maio, em São Paulo, com a presença dos 14 prefeitos contemplados. Os equipamentos serão instalados até julho.

Ellen Lima