Mapa Cultural já tem 10 trabalhos selecionados para fase regional

A fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2009-2010 recebeu 34 inscrições. Desses, 10 já estão selecionados para a fase regional. […]

5 de maio de 2009
A fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2009-2010 recebeu 34 inscrições. Desses, 10 já estão selecionados para a fase regional. As inscrições foram encerradas na quinta-feira (30/4).

O projeto é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é valorizar o trabalho cultural desenvolvido em todo o Estado, nas modalidades de dança, teatro, artes visuais, música e literatura.

Em Rio Preto, foram 18 inscrições em literatura, oito de teatro, seis em artes visuais e apenas duas em dança. A modalidade música não registrou inscrição.

Para teatro foram inscritos dois projetos na categoria infantil, cinco espetáculos para adultos e apenas uma inscrição para apresentação de rua. Nesta modalidade, o regulamento permite somente um representante para cada segmento desta expressão, portanto o espetáculo "É poesia Popular", da Cia. Forrobodó, de São José do Rio Preto, único inscrito na categoria teatro de rua, já está selecionado para a fase regional do Mapa Cultural. Os demais continuam concorrendo na fase municipal.

Já na modalidade Literatura, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu 18 inscrições. Dez na categoria poesia, cinco para conto e três na categoria crônica. São selecionados nove representantes, sendo três em cada categoria. Portanto, já estão classificados para a fase regional do Mapa Cultural Paulista as seguintes crônicas: "Glote", de Júllia Aranha Amaral, "Romeu e Julieta do Metro", de Vicente Serroni, e "O Canalha", de Mônica dos Santos.

Os demais projetos inscritos na modalidade Literatura serão analisados por um júri que selecionará os melhores trabalhos.

Na modalidade Artes Visuais, todos os seis projetos inscritos na fase municipal estão classificados para a Fase Regional.

"Casca de Noz", de Jéferson Fernando Telles, foi classificado na categoria vídeo, "Concretudes", de Juny Kp!, na categoria Foto, o chargista e cartunista Vladimir Vaz Reis, na categoria Desenho de Humor, além de três trabalhos na categoria Artes Plásticas, com os artistas Mileny Regina Goto, Érika Aparecida Floreano e Aliana Ferreira da Silva Bevilackua.

Na modalidade Dança, os Grupos Corpo & Alma e MEDR, de São José do Rio Preto foram os únicos inscritos.

A final da fase Municipal do Mapa Cultural Paulista nas modalidades teatro e dança acontecem no Teatro Municipal "Humberto Sinibaldi Neto", nos dias 11, 13, 14, 18, 19, 22 e 26 de maio. A entrada é gratuita.

Dentre os finalistas está a Cia Teatral Palhaços Noturnos, com a apresentação do espetáculo "Melodrama", no dia 11. No dia 13, um dos participantes é a Cia Livre de Teatro, com a apresentação do espetáculo "A Cartomante". Em seguida, no dia 14, o Municipal recebe o espetáculo "Liz, Eu e o Passado Encantado", com a Cia Teatral Só Riso.

Na outra semana, no dia 19 de maio, será a vez da Cia  Boca se apresentar com o espetáculo "A Princesa Diva, Adivinha". No dia 22 quem sobe ao palco é o Grupo Desafio Artes Cênicas, com o espetáculo "Eu, Eu Mesma". E para encerrar as apresentações no Municipal a Cia Vírus Da Arte apresenta o espetáculo "Um Olhar Sobre Kyria", no dia 26 de maio.

Todos os espetáculos serão encenados sempre a partir das 20 horas, com exceção do espetáculo "Liz, Eu e o Passado Encantado", com a Cia Teatral Só Riso, que será apresentado às 14 horas, do dia 14 de maio.

Já na modalidade dança a apresentação dos espetáculos estão programadas para o dia 18 de maio, às 20 horas e 20h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (17) 3215-1800.