57ª EXPO Rio Preto começa com prestígio do setor agroempresarial e shows do Festival de Viola

Entrada, estacionamento para 1,2 mil carros, acesso à programação de entretenimento e aos shows são gratuitos

3 de outubro de 2019

A 57ª EXPO Rio Preto 2019 foi oficialmente aberta na tarde desta quarta-feira (2) no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto em solenidade conduzida pelo prefeito Edinho Araújo. Realizada pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Governo do Estado de São Paulo, a feira segue até o próximo domingo (6) com grande programação.

Sob a regência do maestro João Campanha, a Orquestra Viola Caipira recepcionou os presentes com a execução de clássicos do cancioneiro sertanejo, e membros da Guarda Civil Municipal executaram à capela os hinos nacional e municipal. Dentre os convidados, destacam-se secretários e gestores municipais, vereadores, autoridades do setor agroempresarial e imprensa.

“É motivo de orgulho e alegria que Rio Preto tenha retomado posto de destaque no cenário das grandes feiras agropecuárias da região e do Brasil. Isso é resultado do trabalho sério e conjunto do poder público e da iniciativa privada”, destacou Edinho durante discurso.

Entre julgamentos, exposição e leilões, neste ano a EXPO deve receber 2 mil animais entre bovinos, cavalos e ovinos – número que consolida o evento como o segundo maior do País em número de animais.

“Desde 2017, quando reposicionamos a exposição com foco em tradição, tecnologia e negócios, temos criado ambiente pujante e confiável para que investidores de toda a cadeia empresarial estejam conosco. É essa força que vemos nesta edição”, disse o presidente da comissão organizadora da EXPO e também da ACIRP, Paulo Sader.

O representante do CREA-SP, o engenheiro Guilherme Del Nero, confirmou essa confiança: “A EXPO é sinônimo de qualidade e segurança para a expansão do agronegócio que move a nossa região e o nosso País”, disse.

Já o criador da raça Senepol 3G, Neto Garcia, agradeceu pelo foco dado ao aspecto técnico: “Para nós que temos participado nos últimos anos, é patente a evolução e o crescimento da feira graças à sua dedicação aos negócios e à parte técnica”, destacou.

A organização estima geração de R$ 7 milhões em negócios ao longo dos cinco dias de evento.

Durante a cerimônia, que teve como mestre de cerimônia o jornalista Cláudio Corrêa, houve apresentação de animais das raças Senepol, Angus, Simental, Gir Dupla, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã, Nelore e Nelore Mocho, já presentes no Recinto.

Festival Nacional de Moda de Vila

Um dos destaques da 57ª EXPO Rio Preto é o primeiro Festival Nacional de Moda de Viola de São José do Rio Preto, uma realização da Prefeitura por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, de Agricultura e Abastecimento, de Cultura e de Comunicação Social.

“O festival surgiu do desejo de homenagear e celebrar nossa tradição caipira e nossa fama como terra da viola”, disse o coordenador do festival e secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza.

Além de assistir as apresentações dos músicos inscritos no Festival, sempre a partir das 19, o público poderá curtir shows de nomes consagrados na música caipira.

Quem inaugurou o palco na noite de abertura foram As Galvão. No dia 3, a dupla rio-pretense Divino & Donizete se apresenta. Na sexta (4), será a vez do pantaneiro Almir Sater e, no sábado (5), Sérgio Reis encerra o Festival. Os shows começam às 21h, logo após os competidores se apresentarem para o júri, que vai avaliar os melhores intérpretes nas categorias local, estadual e nacional. Os vencedores serão conhecidos no último dia da competição e receberão R$ 22 mil em prêmios, além do troféu “Estrada Boiadeira”, uma homenagem aos pioneiros que ocuparam esta região paulista.

Nesta primeira edição, o homenageado é Valdemar Reis, um dos maiores compositores do sertanejo raiz e rio-pretense de coração há 40 anos.

A entrada na EXPO, o acesso aos shows e à programação de entretenimento, assim como o estacionamento com capacidade para 1,2 mil carros, são gratuitos.

Números
• Expectativa de público: 60 mil visitantes
• Previsão de negócios: R$ 7 milhões
• 14 raças entre bovinos, equinos e ovinos