Alunas do Curso de Costura Industrial dão os primeiros passos

Participantes do curso promovido pelo Trabalho confeccionam roupas exclusivas

11 de dezembro de 2018
Curso de Costura Industrial. 12/12/18. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

Com um pouco mais de 2 meses de aulas, o curso de Costura Industrial, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego (SMTE), já conta com fabricações de peças exclusivas feitas pelas alunas.

O curso, com duração total de 9 meses, foi dividido em turmas às terças, quartas e quintas, no período da manhã e tarde. Dentre as alunas, é possível encontrar idades e perfis variados, algumas já tinham contato com a área, outras estão tendo pela primeira vez através do curso.

Esse é o caso de Rosiane Toninato, 38, aluna da turma de quarta-feira, que está de olho no curso há algum tempo, desde que recebeu recomendações de amigas e de sua mãe: “Eu tinha interesse, real interesse no curso.”. De acordo com ela, as primeiras aulas foram voltadas a apresentação das ferramentas usadas e manuseio das máquinas de costura. Logo depois, as alunas começaram aprender a fazer os moldes (base para qualquer peça) e até mesmo, a confeccionar as primeiras roupas. “No primeiro dia de aula, conhecemos as máquinas. Já na quarta aula, com o auxílio da professora, já aprendi muita coisa”.

A colega de turma, Maria de Fátima Jongo, 47 anos, veio de Rondônia para cá e está há 8 meses na cidade. Apesar do pouco tempo e de estar desempregada, com a realização do curso, está criando expectativas profissionais: “Achei uma cidade muita evoluída. Com esse curso, tenho certeza que vou sair daqui direto já pra uma fábrica.” A professora do curso, Maria Inês Ferreira de Moraes, notou uma vocação da aluna para a parte de criação de roupas. Maria de Fátima confirmou seu antigo desejo de atuar como estilista: “Desde a infância, olhava uma pessoa vestida com a roupa e já desenhava com a cabeça: ‘nossa se eu pegar um tecido ou um papel, eu sei fazer’.”, relembra. Para ela, o próximo passo é se especializar em estilismo.

Devido à construção do Instituto Federal no antigo CEFAM, onde eram ministradas as aulas, o curso mudou de endereço, passando a ser realizado no Instituto Alarme. O aprendizado das alunas é notório, e será ainda maior ao longo dos próximos meses, uma vez que o curso está previsto para ser encerrado apenas em julho de 2019.

Fique atento aos próximos cursos oferecidos pela SMTE, fazendo o cadastro no site https://www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 17 3211-4950.

Colaboração: Shayla Silva