Aniversário de Rio Preto terá diversas atrações em dois dias

Região da Represa e Centro Regional de Eventos centralizam atividades e shows; confira programação completa gratuita

15 de março de 2019

As comemorações dos 167 anos de Rio Preto promovidas pela Prefeitura se concentram nos dias 18 e 19 de março na região da Represa Municipal e no Centro Regional de eventos. Haverá também ações ambientais como Plantio Global e diversos locais e enriquecimento ambiental com animais no Zoológico Municipal.

No dia 18, às 20h no Teatro Paulo Moura, acontece o show “Trajetória do Pop Rock Britânico” e no dia 19, a partir das 11h, no anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, show com a Big Band Rio Preto e o tradicional corte do bolo, com distribuição de 167 metros da sobremesa para o público presente.

Concerto Pop Rock

No dia 18, às 20h, o Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no Complexo, recebe o concerto “Trajetória do Pop Rock Britânico” com o maestro e pianista Paulo de Tarso e a Banda The Chambers. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A lotação do teatro é 916 lugares e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes do início do espetáculo.

Trabalhando com um repertório pop rock, o maestro e pianista Paulo de Tarso sentiu a necessidade de integrar uma banda de rock e escolheu a consagrada Banda The Chambers, com 15 anos de tradição em Rio Preto e Região para o concerto show que apresenta no aniversário de 167 anos da cidade. O espetáculo também conta com Grupo Vocal Blackbelts, com direção artística do maestro, Paulo de Tarso; coordenação técnica de Marcelo De Giuli e produção de Maria Laura Younes Buchala.

Trabalhando com um repertório pop rock, o maestro e pianista Paulo de Tarso sentiu a necessidade de integrar uma banda de rock e escolheu a consagrada Banda The Chambers, com 15 anos de tradição em Rio Preto e Região para o concerto show que apresenta no aniversário de 167 anos da cidade. O espetáculo também conta com Grupo Vocal Blackbelts, com direção artística do maestro, Paulo de Tarso; coordenação técnica de Marcelo De Giuli e produção de Maria Laura Younes Buchala.

O maestro e pianista Paulo de Tarso é conhecido por ter capacitado musicalmente 650 professores da rede pública da Prefeitura de Rio Preto. Atualmente é regente oficial da Orquestra Sinfônica de Barretos e promove concertos envolvendo as Orquestras e Corais. É também diretor artístico e regente do coral adulto “Paulista Ensamble” e diretor artístico do Coral Infantojuvenil “Pequenas Cantoras de Rio Preto”. Em 2017 fundou em sociedade com sua esposa, o Instituto Musical que leva seu nome e criou o Grupo Vocal Black Belts, formado pelas suas mais experientes alunas de canto.

Show, bolo e parabéns

No dia 19 de março, às 11h, no Anfiteatro Nelson Castro, às margens do Lago I, em frente ao Complexo Swift, tem início a festa de aniversário em comemoração aos 167 anos de São José do Rio Preto.

A festa será animada pela Big Band Rio Preto, que ficará responsável por tocar e cantar o tradicional parabéns e terá como destaque o tradicional bolo de aniversário, nesse ano com 167 metros de comprimento que perfazem 9 mil pedaços. O bolo será preparado por panificadoras associadas ao Sindipan (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São José do Rio Preto e Região) e distribuído à população. Haverá também distribuição de refrigerantes Cotuba. A cerimônia de corte do bolo, que será de pão de ló e terá recheio de coco e doce de leite, será às 11h30, da terça-feira, 19 e contará com a presença do prefeito Edinho Araújo e autoridades.

Big Band Rio Preto

Para animar o público e abrir a festa de aniversário de Rio Preto, uma nova banda faz sua grande estreia durante o evento – a Big Band Rio Preto. Formada com 20 músicos experientes de Rio Preto e região, a Big Band vem com grande versatilidade em arranjos para diversos estilos musicais e performances. A formação conta com saxofones, trompetes, trombones, contrabaixo, bateria, percussão, guitarra e piano. O repertório que predomina é o das Big Bands, passando por diversos estilos tais como samba, foxtrot, bossanova, salsa, mambo, swing, entre outros.

A Big Band Rio Preto promove música da mais alta sofisticação, produzida pela divisão de vozes nos instrumentos musicais, além de ritmo contagiante e harmonia dissonantes e expressivas, buscando resgatar ritmos que tem comprovado valor artístico e cultural, trazendo ao público a oportunidade de ver, ouvir e dançar ao som de canções de sucesso. Em seu repertório, músicas de artistas consagrados como: Frank Sinatra, Roberto Carlos, Tom Jobim, George Gershwin, Beatles entre outros vários artistas.

A Big Band é composta pelo maestro Jonas; nos saxofones: Daniel Souza, Daniel Souza Filho, Monteiro, Gustavo e Peterson; nos trompetes: Maurício, Rafael, Leandro, Laerte e Renato; nos trombones: Amaro, Mauricio, Danyel e Saulo; na bateria: Marco Mourão; na percussão: Mestre Boca; no piano: André Vernino; no contrabaixo: João Pazzini e na guitarra: Leandro Moraes.

Interdições

Para o evento do parabéns e da distribuição do bolo, haverá interdição na alça de acesso do viaduto Luiz de Abreu Sodré (Avenida Alberto Andaló) sentido Centro-Represa e também na alça de acesso que liga o final da avenida Philadelpho Gouveia Netto com o início da Avenida Duque de Caixas, também sentido único Centro-Represa (e que passa por baixo do viaduto Luiz de Abreu Sodré), a partir do prédio da Biblioteca Municipal até o Teatro Paulo Moura no Complexo de Educação e Cultura Swift.

A interdição começará às 8h e vai até as 14h do dia 19. Essa interdição também abrange a alça da avenida Duque de Caxias paralela ao viaduto que dá acesso à avenida Murchid Homsi, onde haverá interdição parcial (meia pista) da Avenida Duque de Caxias na altura do acesso ao Teatro Paulo Moura. O público poderá estacionar nos bolsões externos, estacionamento do Paulo Moura e do Complexo Swift.

Gestão de Recursos
Diante da proximidade do Carnaval e da organização do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto que este ano começou mais cedo, a Secretaria Municipal de Cultura optou por não realizar a Virada de Aniversário com dezenas de atrações este ano, o que não seria viável por conta do pouco tempo hábil. Em decisão interna, decidiu-se pelo redirecionamento dos recursos que seriam usados na Virada para a edição 2019 do Prêmio Nelson Seixas de fomento cultural que deve ser anunciado e ter edital lançado, no próximo dia 25 de março.

Centro Regional

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e com a parceria de outras secretarias, realiza também na terça-feira, dia 19 uma festa em comemoração ao aniversário da cidade, no pátio do Centro Regional de Eventos. A celebração tem início às 9h e tem atrações até às 12h. O ponto alto do evento está marcado para as 10h45, quando será cantado o “Parabéns a Você”.

A abertura da festa será feita com a apresentação do Palhaço Gordurinha, auxiliado por professores de ginástica. Também estão programadas exibições de dança, música e jump rope.

O evento tem o apoio das Secretarias de Trânsito e Transportes, Saúde e Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal e participação da fundação Fauna Protetora (confira programação abaixo).

Zoológico

O Zoológico Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo vai receber o público com uma atividade educativa e recreativa para os animais no dia do aniversário de São José do Rio Preto, próxima terça-feira, dia 19 de março. A equipe de veterinários e biólogos vai realizar duas sessões de enriquecimento ambiental com os animais, entre as 10 e 11h e entre as 14 e 15h.

O Enriquecimento Ambiental é um processo dinâmico que tem como objetivo estimular os comportamentos naturais de cada espécie e melhorar o bem-estar animal. Entrada gratuita. Funcionamento das 9h às 17h na terça, dia 19.

Plantio Global

O Plantio Global, uma ação de plantios de árvores simultâneos, no mundo todo, também será realizado em Rio Preto nos dias 17 e 19 de março. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, é parceira de uma série de ações e plantios que serão realizados por organizações não governamentais da cidade. Centenas de mudas de árvores serão plantadas em quatro ações (Confira a programação no quadro abaixo). O Plantio Global é uma ação colaborativa e comunitária que reúne cidades do Brasil e do mundo que realizam plantios de árvores em área urbana. O objetivo é produzir um efeito transformador para resgatar e valorizar os elementos da vegetação nativa, ampliando a conscientização e as boas práticas ambientais.

Programação Aniversário de Rio Preto

Show Trajetória do Pop-Rock Britânico
Dia 18/03 – segunda-feira
Teatro Paulo Moura (Swift)
Horário: 20h
Entrada Franca
Retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo

Show Big Band Rio Preto, Corte do Bolo
167 anos de São José do Rio Preto

Dia 19/03 – terça-feira
Anfiteatro Nelson Castro (Lago I- Represa)
Horário: 11h
Entrada Franca

Atividades do Esporte “Aniversário de Rio Preto”

Dia 19/03 – terça-feira
Centro Regional de Eventos
Horário: 9h-12h
Entrada Franca

Atividades/Atrações:
09h – Abertura com Palhaço Gordurinha e professora de ginástica
09h20 – Apresentação de dança com Camilly de Souza Lopes – 10 anos
09h30 – Apresentação de dança com alunos do projeto Anjo da Guarda – Professora Nayara (duas turmas)
10h – Apresentação Jump Rope Corda – alunos secretaria de Esportes e professora Iara Toci
10h15 – Apresentação com alunos do Projeto Guri
10h45 – Parabéns a você
11h – Apresentação Aeróbica do Palhaço Gordurinha

Outras atrações:
• Minicidade do Trânsito.
• Estande da Saúde – aferição de pressão e orientação à população sobre as doenças endêmicas e outras ações.
• Meio Ambiente – doação de mudas – Viveiro Itinerante.
• Exposição de Carros Antigos.
• Exposição de fotos e troféus da Secretaria de Esportes.
• Feira de adoção de animais
• Jogos de badminton
• Percurso local de bicicleta

Zoológico Municipal

Dia 19/03
Enriquecimento Ambiental: Condicionamento com os animais
Horários: Sessões às 10h e 14h
Entrada gratuita

Agenda Plantio Global

Plantio de mudas de árvores
Dia 17 de março

Plantio 1 – Instituto Mudar (Muda que a Cidade Muda)
08h05
Praça da Rua 20/Praça do Parquinho, Residencial Fraternidade

Plantio 2- Corredor Ecológico
Horário: 08h
Local: Av. Gerassina Tavares, cruzamento com a Av. Miguel Damha (calçada que margeia a Rod. Assis Chateaubriand)

Plantio 3 – Plantae Consultoria Ambiental em parceira com a Acosama (Comunidade Água Nascente São Marco)
Horário: 08h
Local: Área da figueira do bairro São Marco (Entre a Rua Dr Loft João Bassitt e Prosperina Picchi Gigliotti)

Dia 19 de março
Plantio 4- Aama
(Associação Amigos dos Mananciais)
Horário: 9h
Local: Avenida Nações Unidas, Cidade Jardim (ao lado do Grupo de Escoteiros – Lis Rio Preto)