Anjos da Escola recebem formação sobre educação e segurança

Formação tem início neste sábado (30/3) e é organizada pela Escola de Gestão Pública (EGP) e pela Secretaria de Educação, com apoio da Guarda Municipal

29 de março de 2019

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Escola Pública de Gestão (EGP) e da Secretaria de Educação, dá início neste sábado (30/3) ao processo de formação dos Anjos da Escola. Os profissionais, que atuam em todas as 133 unidades de educação municipais, vão receber capacitação para atuar como educadores e na segurança das escolas.
“Defendemos o princípio de que a escola é um ambiente educativo em todos os seus espaços. A portaria é o primeiro destes espaços. O processo educativo deve ter início na portaria e ter continuidade pelos demais ambientes, até a sala de aula. Por isso, esta formação se propõe a orientar os Anjos da Escola para atuarem como educadores”, afirma o diretor geral da EGP, Celso Tucci.
A secretária de Educação, Sueli Costa, lembra que os Anjos da Escola já passaram por capacitação inicial realizada em dezembro de 2018, quando receberam informações sobre o ambiente escolar e o acolhimento de alunos. Agora, os temas serão trabalhados de maneira mais aprofundada, com divisão em módulos. O programa foi construído em parceria entre a Escola de Gestão e a Secretaria de Educação e terá ainda o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) nos pontos relacionados à segurança.
Os Anjos da Escola serão divididos em turmas durante a formação, que irá utilizar salas do complexo Swift e da Secretaria de de Educação. Os temas são divididos em três módulos, tendo início com o acolhimento da comunidade escolar. No mês de abril, serão detalhadas as atribuições dos Anjos da Escola, incluindo as orientações de segurança ministradas pela GCM. Em maio, o tema central é a mediação de conflitos.

Segurança nas escolas

A implementação dos 260 Anjos da Escola, realizada em 2018, faz parte do Programa de Segurança Integrada da Educação, no qual foram investidos mais de R$ 9,5 milhões e que inclui implementação de câmeras e sistemas de alarme, entre outras ações.

Escola de Gestão

A Escola de Gestão Pública “Ana Maria Vilela” foi criada pela lei complementar nº 437, de 2014. O texto estabelece, entre outras coisas, que a EGP ofereça um processo contínuo de modernização da administração pública municipal, com a finalidade de uma prestação de serviços de excelência ao cidadão.