Assistência promove atividades culturais e oficinas para jovens e idosos

Entre as atividades, houve visita ao espaço cultural do Sesi, com fotografias de Pierre Verger e desenhos e aquarelas de Carybé, e também uma Oficina de Culinária

15 de maio de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), oferece a jovens e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) o acesso à arte, cultura, oficinas de xilogravura e culinária, expandindo conhecimentos e cultura para munícipes de várias faixas etárias.

No Sesi, idosos e jovens participaram de oficina e visita do espaço cultural “Fotografias de Pierre Verger e desenhos e aquarelas de Carybé”, nos dias 7 e 8 de maio. A exposição reflete a relação entre a Bahia e a África, a rota do tráfico negreiro, que ligava o Benim à Bahia e aborda um tema de extrema importância neste triste capítulo da história brasileira (escravatura) e de grande importância na formação do povo brasileiro: o legado cultural trazido para o Brasil pelo povo iorubá.

Os idosos também participaram da Oficina de Culinária promovida pela Secretaria de Saúde e Unip, no dia 7 de maio. Nessa atividade, eles tiveram uma nova visão da sua própria cozinha e do seu jeito de comer. Com o passar dos anos, o corpo começa a apresentar algumas mudanças, como dificuldades para mastigar e engolir. Entre os temas trabalhados estavam os cuidados no preparo de refeições seguras e nutritivas, combinação de alimentos, armazenamento e higiene dos produtos.

Outra oficina ofertada foi a de xilogravuras, promovida pelo Sesc, de 7 a 10 de maio. A xilogravura é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e que possibilita a reprodução da imagem sobre o papel ou outro suporte adequado. O objetivo desta atividade é fazer uma leitora da história dos povos primitivos e suas culturas, hoje extintas. Eles usavam como instrumentos de trabalho, por exemplo, ossos, cascos de tartarugas, marfim, chifres, madeira e couro.