Atividades de combate à dengue ganham força nas escolas municipais

21 de março de 2019

A campanha “Rio Preto contra o Aedes aegypti”, realizada pela Prefeitura de Rio Preto em todas as 133 escolas municipais, segue a todo vapor com atividades de conscientização não só dos alunos, mas de toda comunidade escolar.

Nesta quinta-feira (21/3) a escola Paul Percy Harris, no Parque da Cidadania, realizou passeatas pela vizinhança nos dois períodos, pela manhã e à tarde. Durante o trajeto, os estudantes exibiram cartazes e distribuíram panfletos desenvolvidos em sala de aula, cantaram músicas de protesto contra a dengue e recolheram criadouros do mosquito que transmite a doença. Nesta sexta-feira (22/3) os alunos ainda vão assistir a uma apresentação teatral sobre o tema, realizada por uma equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Também nesta sexta, a escola Roberto Jorge, no bairro Gonzaga de Campos, volta a realizar um bate-latas contra a dengue. Assim como já haviam feito no fim de fevereiro, os alunos sairão em passeata pelo entorno da escola, fazendo barulho e chamando atenção dos moradores para a importância de cada um na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Outra escola que recebeu peça de teatro com o tema foi a Michel Pedro Sawaya, no bairro Cristo Rei, como encerramento de uma semana repleta de atividades sobre o tema. “Os alunos fizeram de cartazes, ações lúdicas, produziram armadilhas para o Aedes com material reciclável e puderam trocar experiências sobre o que aprenderam”, diz a coordenadora pedagógica da unidade Katiuce Lopes Justino. Os estudantes do Ensino Fundamental ainda tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral “Chapeuzinho Vermelho no Combate ao Mosquito Dengoso”, uma releitura do clássico em que o Aedes aegypti é o grande vilão. “A peça tem uma linguagem jovem e utiliza música para envolver o público. Eles se divertem, aprendem e ainda recebem formação cultural”, complementa Katiuce.

Campanha nas escolas

As orientações de combate ao Aedes aegypti fazem parte do plano escolar da Educação e, por isso, são realizadas permanentemente nas 133 escolas municipais. A Secretaria de Saúde presta suporte às atividades, com a participação de agentes de saúde que realizam ações educativas. As escolas que têm turmas do Ensino Fundamental utilizam também uma cartilha produzida pela Vigilância Ambiental, com atividades sobre as formas de combate à dengue, ao escorpião e à leishmaniose.