Aulas presenciais serão retomadas nesta segunda, dia 20, com até 100% dos alunos em sala

A presença do aluno não será obrigatória, caberá aos pais a decisão

17 de setembro de 2021

Na próxima segunda-feira, dia 20, a rede Municipal de Educação dará início a retomada presencial das aulas de forma opcional, para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Atualmente estão matriculados 39.483 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Caberá aos familiares a decisão de enviar os filhos ou não para as aulas presenciais.

Segundo levantamento preliminar, cerca de 80% dos pais fizeram a adesão ao ensino presencial.

“Iniciamos a retomada gradual em agosto, com 35% dos alunos do fundamental em sala de aula e com o acolhimento no ensino infantil. Essa decisão foi importante para que pudéssemos dar mais segurança tanto para os alunos, como para toda a comunidade escolar”, explicou a Secretária de Educação de Rio Preto, Fabiana Zanquetta.

Para essa retomada as escolas se prepararam e receberam diversas formações, e no ensino infantil, sobre os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus.

“Todo o trabalho foi feito em conjunto com a Secretaria de Saúde e seguindo os protocolos sanitários do plano São Paulo. Decidimos pelo retorno neste momento tendo em vista a vacinação dos professores e também da queda no número de casos positivos da Covid. Tudo sempre foi pensado para garantir a segurança na retomada”, afirmou a secretária.

De acordo com os dados da Secretaria de Educação, a grande maioria das escolas terá capacidade de atender até 100% dos alunos que optarem pelo retorno presencial nas salas de aula. Aquelas salas em que não foi possível manter o distanciamento de um metro entre pessoas, poderá realizar o atendimento em agrupamento de alunos.

Investimentos
As escolas de ensino fundamental retornarão com uma novidade, todas as unidades receberam um notebook por sala de aula. O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 15, pelo prefeito, Edinho Araújo.

“Esta foi só a primeira fase do programa Rio Preto+Educação, na próxima fase, prevista para outubro, será a vez das escolas de ensino infantil receberem os equipamentos e na terceira fase, todos os laboratórios da rede receberão computadores e projetores novos”, disse a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.

Ao todo, serão investidos apenas em tecnologia nas escolas cerca de R$ 14 milhões.

Para o retorno das atividades presenciais, a Secretaria de Educação também investiu cerca de um milhão de reais na compra de equipamentos de proteção individual. Todas as escolas já receberam o material e passaram por adaptações exigidas nos protocolos sanitários.

A Secretaria também adotou controles sanitários para a notificação de casos suspeitos e confirmados para Covid-19. Importante também que os familiares colaborem comunicando a escola em caso de contato com pessoas com suspeita, ou confirmadas e que não enviem as crianças para as unidades nesses casos.

Além disso, todas as escolas estão com o Auto de Vistoria do Bombeiros em dia. Neste ano foram emitidos 103 laudos dos bombeiros, incluindo as 50 escolas que estavam fechadas por determinação da Justiça.

“É um período de muitas incertezas, com várias dificuldades, mas sobretudo de muito aprendizado. Os gestores e professores se empenharam ao máximo para dar o melhor para os alunos nesse momento em que o mundo precisou se transformar. Estamos vencendo esse desafio, o processo ainda será longo, mas estamos seguindo a ciência, preservando vidas e acolhendo aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

Saúde
Pensando nessa retomada, a Secretaria de Saúde de Rio Preto disponibilizou um telefone com ligação gratuita para sanar as dúvidas de familiares, alunos e profissionais da educação. O telefone da saúde é o 0800 77 22 123, o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. Além de dúvidas sobre sintomas de covid, o serviço pode ser utilizado para agendar teleconsultas e para orientações de saúde em geral.

A Secretaria de Educação também firmou parceria com duas faculdades de psicologia para atender alunos e professores que necessitarem desse serviço.

As faculdades Unip e Unorp, através do curso de Psicologia, estão recebendo as demandas da rede municipal de ensino e agendando os horários para atendimento de professores e alunos. Os profissionais que precisarem de atendimento devem entrar em contato com a direção da unidade escolar onde atuam para fazer o agendamento. Para fazer esse agendamento a direção da unidade deve entrar em contato pelos telefones:

Unorp: 3203-2611 e Unip: 2137-5000

Além disso, a Secretaria de Saúde oferecerá aos educadores atendimento psiquiátrico, através do serviço de Saúde Mental.

Considerando o contexto de pandemia COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde organizou a Unidade Especializada de Saúde Mental (UESMe), lotada no CAPS AD Norte, com atendimento psiquiátrico para servidores de diversas secretarias, com sofrimento mental decorrente da pandemia COVID 19 – como transtornos ansiosos ou depressivos, ansiedade generalizada.

Números da secretaria de educação
Alunos matriculados: 39.483
Creche: 9.163 alunos