Aumenta o número de reclamações no Procon
Cobrança indevida traz Assuntos Financeiros de volta ao topo do ranking após quatro anos
O Procon Rio Preto registrou um aumento de 15% no número de reclamações em 2018, em comparação a 2017. Foram 7.598 queixas contra 6.602 em 2017.
Reclamações contra cartões de crédito e instituições financeiras colocaram os Assuntos Financeiros no topo do ranking, com 2.320 registros.
A categoria Serviços Essenciais, que liderou os registros do Procon durante quatro anos consecutivos, dessa vez ocupou o segundo lugar, com 2.119 queixas, sendo 1.869 contra empresas de telecomunicações. O terceiro lugar foi ocupado pela classe Produtos, com 1.633 reclamações sobre defeitos, vícios ocultos, publicidade enganosa e descumprimento da oferta.
Segundo o diretor do Procon, Arnaldo Vieira, o aumento significativo das reclamações em Assuntos Financeiros ocorreu devido às cobranças indevidas identificadas em extratos de contas bancárias e cartões de crédito. “No caso de consumidores idosos, a atenção deve ser redobrada. O ideal é que tenha sempre um familiar acompanhando atentamente os extratos e faturas desse idoso e caso identifique alguma cobrança indevida entre em contato com a empresa imediatamente ou procure o Procon para registrar a queixa,” explica Vieira.
2019
Através de palestras e ações voltadas para a Educação Para o Consumo, o Procon Rio Preto pretende conscientizar ainda mais o consumidor sobre seus direitos e deveres neste ano de 2019. Com foco nos setores detectados como os principais causadores do aumento das reclamações no órgão em 2018.
2017 POR ÁREA
(Obs: a ordem abaixo é a mesma definida pelo sistema e não por setor com mais reclamações) |
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SETOR | N° Reclamações |
Alimentos | 20 |
Assuntos Financeiros (bancos, financeiras, contratos, cartões, etc) | 1.550 |
Habitação | 73 |
Produtos | 1.599 |
Saúde | 139 |
Serviços Essenciais (água, energia elétrica, gás, telefonia celular e fixa) | 2.120 |
Serviços Privados (empresas e prestadores de serviços em geral) | 1.101 |
Total | 6.602 |
2018 POR ÁREA
(Obs: a ordem abaixo é a mesma definida pelo sistema e não por setor com mais reclamações) |
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SETOR | N° Reclamações |
Alimentos | 23 |
Assuntos Financeiros (bancos, financeiras, contratos, cartões, etc) | 2.320 |
Habitação | 54 |
Produtos | 1.633 |
Saúde | 148 |
Serviços Essenciais (água, energia elétrica, gás, telefonia celular e fixa) | 2.119 |
Serviços Privados (empresas e prestadores de serviços em geral) | 1.301 |
Total | 7.598 |