Aumenta o número de reclamações no Procon

Cobrança indevida traz Assuntos Financeiros de volta ao topo do ranking após quatro anos

14 de janeiro de 2019

O Procon Rio Preto registrou um aumento de 15% no número de reclamações em 2018, em comparação a 2017. Foram 7.598 queixas contra 6.602 em 2017.

Reclamações contra cartões de crédito e instituições financeiras colocaram os Assuntos Financeiros no topo do ranking, com 2.320 registros.

A categoria Serviços Essenciais, que liderou os registros do Procon durante quatro anos consecutivos, dessa vez ocupou o segundo lugar, com 2.119 queixas, sendo 1.869 contra empresas de telecomunicações. O terceiro lugar foi ocupado pela classe Produtos, com 1.633 reclamações sobre defeitos, vícios ocultos, publicidade enganosa e descumprimento da oferta.

Segundo o diretor do Procon, Arnaldo Vieira, o aumento significativo das reclamações em Assuntos Financeiros ocorreu devido às cobranças indevidas identificadas em extratos de contas bancárias e cartões de crédito. “No caso de consumidores idosos, a atenção deve ser redobrada. O ideal é que tenha sempre um familiar acompanhando atentamente os extratos e faturas desse idoso e caso identifique alguma cobrança indevida entre em contato com a empresa imediatamente ou procure o Procon para registrar a queixa,” explica Vieira.

2019
Através de palestras e ações voltadas para a Educação Para o Consumo, o Procon Rio Preto pretende conscientizar ainda mais o consumidor sobre seus direitos e deveres neste ano de 2019. Com foco nos setores detectados como os principais causadores do aumento das reclamações no órgão em 2018.

2017 POR ÁREA

(Obs: a ordem abaixo é a mesma definida pelo sistema e não por setor com mais reclamações)

SETOR N° Reclamações
Alimentos 20
Assuntos Financeiros (bancos, financeiras, contratos, cartões, etc) 1.550
Habitação 73
Produtos 1.599
Saúde 139
Serviços Essenciais (água, energia elétrica, gás, telefonia celular e fixa) 2.120
Serviços Privados (empresas e prestadores de serviços em geral) 1.101
Total 6.602

 

2018 POR ÁREA

(Obs: a ordem abaixo é a mesma definida pelo sistema e não por setor com mais reclamações)

SETOR N° Reclamações
Alimentos 23
Assuntos Financeiros (bancos, financeiras, contratos, cartões, etc) 2.320
Habitação 54
Produtos 1.633
Saúde 148
Serviços Essenciais (água, energia elétrica, gás, telefonia celular e fixa) 2.119
Serviços Privados (empresas e prestadores de serviços em geral) 1.301
                         Total 7.598