Avenida Philadelpho vai ganhar mais ciclovia

Pistas da via serão interditadas neste sábado, 13 para retirada de postes de iluminação que antecede obras

12 de abril de 2019

O Parque do Rio Preto receberá obras para a implantação de uma nova e mais extensa ciclovia ao longo da avenida Philadelpho Gouveia Neto. Para o início das obras, as duas pistas da avenida entre as ruas General Glicério e Jordão Reis serão interditadas alternadamente, para retirada de postes de iluminação de grande porte neste sábado, dia 13/04/2019.

Interdições

As interdições seguirão a seguinte programação de horários: período vespertino (manhã): das 8h às 11h pista sentido bairro/centro; período matutino (tarde): das 13h30 às 16h30h pista sentido centro/bairro.

Nova iluminação

Após a retirada dos postes, outros serão colocados no local. A iluminação pública das vias já foi remanejada pela CPFL. A ciclovia contará com iluminação exclusiva ornamental em led, mais econômica e com maior poder de luminosidade, com a implantação do mesmo modelo de poste de iluminação constante na obra do Novo Terminal.

Nova ciclovia

A nova ciclovia terá um entorno de 1.100 metros, interligando a ciclovia existente na Avenida Dr. Philadelpho Gouvêa Neto até o Bicicletário do Novo Terminal Urbano, que está em construção.

A ciclovia passa pelo canteiro central da Avenida Philadelpho Gouvêa Neto, entre a Rua General Glicério e Rua Assis Brasil e mais 90 metros em direção aos bairros. Com esta obra, Rio Preto terá toda a extensão da avenida Philadelpho Gouvea Neto coberta por ciclovia e interligada com o Novo Terminal urbano, representando somada aos trechos já existentes, aproximadamente 5.650 metros de extensão.

Investimento

A infraestrutura, exceto implantação de passarela sobre o rio preto, já esta contemplada na obra de implantação dos corredores de ônibus. Já a implantação de passarela metálica sobre o rio preto, sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas de sinalização e iluminação ornamental), será licitado à parte, o processo já encontra-se em tramitação e custará R$ 804.247,90.

A implantação da infraestrutura contemplada na obra dos corredores, deverá ser concluída em 20 a 30 dias, já a implantação de passarela e demais obras devem ser concluídas em torno de 3 meses. Parte dessa obra já foi licitada e parte encontra-se em tramitação de processo licitatório.

Estudos

Encontra-se em andamento estudos para ligar o bicicletário do Novo Terminal até a Pista de Ciclismo do lago III da Represa Municipal, por meio de ciclofaixas e ciclovias. Também está em estudo, a implantação de ciclofaixas e ciclovias na margem do Córrego Piedade entre a Rua Aparecida do Tabuado, ligando à ciclovia da Avenida Philadelpho Gouvea Neto.

Josy Mariano de Sá