Biblioteca Móvel volta a circular a partir desta quarta, 01/09

Projeto que leva livros às dez regiões de Rio Preto, retorna seguindo protocolos de segurança contra a covid-19

31 de agosto de 2021

O Projeto Biblioteca Móvel, da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura, volta a circular pela cidade, a partir desta quarta-feira, 01/09.

No ano passado, o projeto de biblioteca itinerante ganhou um ônibus renovado, que permite a retomada do programa de descentralização de acesso à leitura, seguindo protocolos específicos de atendimento por conta da pandemia de covid-19. O atendimento será de uma pessoa por vez, com uso de máscara e álcool em gel. O cronograma de circulação com locais, dias e horários pode ser consultado no portal da Prefeitura: (https://www.riopreto.sp.gov.br/cultura/), no Departamento – Biblioteca.

Como acessar
A população pode utilizar o serviço de duas formas: fazer pesquisas no local onde a Biblioteca Móvel está estacionada ou realizar o empréstimo de livros, por até 15 dias. Após esse período, o livro deve ser devolvido ou o empréstimo, renovado. É permitido o empréstimo de até dois livros de literatura e afins, e cinco livros infantis, por vez. Para novos usuários é necessário fazer um cadastro, para isso é necessário comprovante de residência atualizado e documento com foto.

O micro-ônibus, adaptado e equipado, possui o acervo de 1.477 exemplares, entre volumes de literatura brasileira e estrangeira, voltadas ao público adulto e infanto-juvenil.

O Projeto esteve suspenso nos últimos meses por conta da pandemia de covid-19. O horário de atendimento é de segunda a quinta, 9h às 11h30 e 14h às 16h30, e às sextas 9h às 11h30 e 13h30 às 15h30. A Biblioteca Móvel percorre 10 regiões administrativas: Bosque, Cidade da Criança, CEU, Central, Vila Toninho, Schmitt, Represa, Talhado, HB e Pinheirinho. A cada dia, a unidade estará em uma região (confira locais e cronograma de setembro abaixo).

Reforma e adaptação
A Secretaria Municipal de Cultura solicitou um ônibus usado da frota escolar da Secretaria Municipal de Educação para ser transformado na nova Biblioteca Móvel, em 2019. O equipamento é maior, mais novo e em melhor estado que o anterior. O veículo passou por uma reforma completa, revisão mecânica, elétrica e troca de pneus e assoalho e foi adaptado para circular como biblioteca.

O ônibus recebeu móveis novos feitos sob medida, novas cadeiras de estudo, gaveteiros e prateleiras adaptados para que os livros não se desloquem com o movimento do veículo; piso vinílico interno e identidade visual, estando pronto para começar o atendimento em bairros da cidade. Foi investido um total de R$ 14.700 para a revitalização da Biblioteca Móvel.

Histórico
O serviço de Biblioteca Móvel foi criado em 1986, utilizando um veículo Kombi. Em 2008 começou a circular em um micro-ônibus equipado. Nesta nova versão, com um ônibus mais equipado, a Biblioteca Móvel possui um acervo de 1.500 exemplares, entre volumes de literatura brasileira e estrangeira, voltadas ao público adulto e infanto-juvenil.

Texto: Josy de Sá/Fotos e vídeo: Moisés Júnior

Caros,
Segue link do vídeo de divulgação da Biblioteca Móvel – https://www.youtube.com/watch?v=M9O_bueFFG4

Projeto Biblioteca Móvel – Pontos e endereços atendidos:
Região do Bosque:
1. Residencial do Bosque II (período da manhã)
Praça do Bosque – R: João Leite de Souza

2. Residencial do Bosque I (período da tarde)
Praça Tarraf – R: Maria A. da Conceição.

Região Cidade da Criança:
1. Gonzaga de Campos (período da manhã)
Av. Sales da Cunha (em frente à escola de educação infantil “Professor Anna Mendes de Oliveira Castro”

2. Cecap (período da tarde)
R: Adib Chacra (ao lado do campo de futebol)

Região do CEU
1. Centro esportivo Duas Vendas (período da manhã)
R: Heitor de Souza

2. Praça Duas Vendas (período da tarde)
Em frente a Creche Georgina Atra Havilla – Dona Jota

Região Central
1. Vila Ideal (período da manhã)