Cães pastores simularão serviço de campo na Expo Rio Preto

Apresentações ocorrem na Pista de Julgamento, em diferentes horários, até domingo

11 de outubro de 2018

O pastoreio de cães, que surgiu há cerca de 300 anos, no Reino Unido, para auxiliar as famílias a recolher os rebanhos, está entre as novidades da programação da 56ª edição da Expo Rio Preto, localizada no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”.

Durante a apresentação, na Pista de Julgamento, será simulado um serviço de campo, demonstrando como é o trabalho desses animais – que podem ser aproveitados na condução de rebanhos, até mesmo ovinos, sem latir ou morder, apenas parando tranquilamente em frente ao animal para intimidá-lo e levá-lo ao curral.

As apresentações serão realizadas nesta sexta-feira (12), das 17h30 às 18h; no sábado (13), das 10h às 10h30 e das 16h às 16h30, e no domingo (14), das 10h às 10h30 e das 15h30 às 16h.

“Percebemos que aqui na região de Rio Preto existem muitos produtores de ovinos que não recebem muito apoio. Nossa intenção é mostrar de forma real as técnicas, tecnologias e novidades para facilitar a vida no campo”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Antonio Pedro Pezzuto Júnior.

A grande vantagem de adotar esse recurso no auxílio do campo é que, com o tempo, os cães conseguem realizar o trabalho sozinhos e se tornam indispensáveis no dia a dia. A prática no Brasil existe mais ou menos há 30 anos, e a raça Border Collie tornou-se ferramenta de trabalho essencial para os produtores rurais de ovinos e bovinos.

A Expo é promovida pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Rio Alta, Matilat, Leffers, além de outros importantes parceiros.