Rio Preto imuniza 1.711 crianças no “Dia D”

Todas as unidades básicas de saúde ficaram abertas entre 8h e 17h para receber as crianças que ainda não haviam sido imunizadas.

20 de agosto de 2018

Em Rio Preto, 1.711 crianças foram vacinadas contra o sarampo e a poliomielite no último sábado, 18 de agosto, dia de mobilização nacional, também chamado de “Dia D”. Todas as unidades básicas de saúde ficaram abertas entre 8h e 17h para receber as crianças que ainda não haviam sido imunizadas. Um posto volante também funcionou no Plaza Avenida Shopping, das 10h às 17h.

A vacinação no dia de mobilização ficou abaixo da esperada, segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Barcelos. “Nossa expectativa era de que quatro a cinco mil crianças fossem vacinadas no sábado, como acontece normalmente nos dias de mobilização. Agora, estamos fazendo a busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas já que a campanha termina neste mês”, afirmou.

A campanha segue até o dia 31 de agosto. Em Rio Preto, a cobertura vacinal contra a poliomielite está em 56,3% e contra o sarampo, 55,82%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que pelo menos 95% do público-alvo (crianças com idades entre um ano e menores de cinco) sejam vacinados. Todas as crianças dessa faixa etária devem ser vacinadas, mesmo as que estejam com a carteira de vacinação em dia, já que as doses são de reforço.

Pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças às salas de vacina devem ir a uma das 27 unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta, das 7h às 16h30. Nas unidades do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano, Rio Preto I e Jaguaré, a vacinação vai das 7h às 19h30.

O objetivo da campanha é aumentar as coberturas vacinais da poliomielite e do sarampo e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas do país. Rio Preto não registra casos de poliomelite desde a década de 1980 e de sarampo desde o ano 2000. Mas há 24 notificações para casos de sarampo no município, das quais 11 já foram descartadas.

Serviço:
Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite
Local: 27 unidades básicas de saúde de Rio Preto
Data: de 6/8 a 17/8
Horário: das 7h às 16h30*
*Das 7h às 19h30 nas UBS: Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano, Rio Preto I e Jaguaré.