Campanha Outubro Rosa começa na segunda-feira

Campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

28 de setembro de 2018

Começa na próxima segunda-feira, 1º de outubro, a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento global começou na década de 1990 e Rio Preto aderiu em 2011. Desde então, o município realiza uma série de ações durante o mês para incentivar a prevenção.

A abertura oficial do evento, este ano, será no Plaza Avenida Shopping, às 18h30, com apresentação musical, mostra de instituições de ensino, depoimentos de pacientes e coquetel. Ainda na segunda-feira, 1º, o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) promove um café da manhã para as pacientes e apresentação musical da Guarda Municipal.

No dia 17, a mastologista Thaissa Daud Faria faz palestra sobre o tema no auditório do Caesm, às 15h. A participação é aberta ao público e gratuita.

Já no dia 20, ocorre a tradicional “Caminhada Rosa”, que tem como ponto de partida o Caesm. No local, serão distribuídas camisetas, laços rosas e balões. Um trio elétrico também estará presente, animando os participantes e alertando sobre a doença.

Ainda no dia 20, a Unidade de Medicina Avançada realiza um mutirão de ultrassom de mama, gratuito. As pacientes serão direcionadas pelo Caesm. A ação continua no dia 21, com a realização de 150 exames, no total.

Nas unidades básicas de saúde, em parceria com as instituições de ensino, haverá durante todo o mês atividades de promoção de saúde, incentivo ao autoexame e busca de cuidados.

Este ano, a campanha é realizada em parceria com diversas instituições, empresas e pessoas físicas, como: Santa Casa, Bensaúde, Oncovie – Clínica Oncológica, Laboratório Histopatológico, Famerp, Unilago, Unip, Porecatu, Bololícia, Laticínio São José, Poty, Águas Ibirá, Donatella Salgados, O Rei do Pão de Queijo, Suco Prats, Muffato, Arco-Íris, Dido Flores, Daniela Decorações, Supermercado Maria Benta, Cartonagem Três Marias, Oyama Festas, Lojas Lívia, Doçura, Timboré, Boné Brind, O Mundo da Festa, HD Visual e vereadora Karina Caroline. A campanha conta ainda com apoio da Guarda Civil Municipal.

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de mama no Brasil para 2018 é de 59.700. Em Rio Preto, ocorreram 37 óbitos por câncer de mama, em 2016, 45 em 2017 e 40 em 2018.

Obter o diagnóstico precoce, através da mamografia, é fundamental. “A mamografia é o melhor exame que temos para o diagnóstico precoce de câncer de mama. Caso o resultado seja positivo, podemos ter um tratamento menos agressivo e com melhor resultado”, explica o ginecologista e gerente da Saúde da Mulher do município, Clodoaldo Sardilli. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia pelo menos uma vez por ano.

Confira a programação completa da campanha Outubro Rosa:

1/10: café da manhã no Caesm, às 9h
1/10: coquetel no Plaza Avenida Shopping, às 18h30