Capacitação de servidores para combate ao Aedes começa nesta quinta-feira

350 funcionários municipais que vão atuar como brigadistas

9 de janeiro de 2019

Começa nesta quinta-feira, 10, a capacitação de 350 servidores municipais que vão atuar como brigadistas, ou seja, semanalmente irão realizar as atividades de vistoria e controle contra o mosquito Aedes aegypti, em 350 prédios públicos do município. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental. No dia 17, outros 350 servidores também serão treinados. O treinamento será no auditório da Unip.

A capacitação atende ao Decreto nº 18.174, de 3 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a criação de equipes de trabalho denominadas “Brigadas contra o Aedes aegypti” no âmbito da Administração direta, indireta e fundacional. Pelo decreto, cabe às equipes brigadistas atuar de forma preventiva, identificar áreas de risco e divulgar para o público interno informações educativas sobre medidas para manter o ambiente livre de focos do mosquito.

“Consideramos a criação desta brigada um avanço, pois a vistoria semanal é a periodicidade ideal para combater a proliferação do mosquito. Esperamos também que esta ação sirva de exemplo à sociedade e que a iniciativa seja difundida e copiada por associações de bairros, empresas e condomínios”, afirmou o gerente da Vigilância Ambiental, Abner Alves.

Além da capacitação para os funcionários públicos, a Vigilância também poderá fazer treinamentos externos para interessados em compor equipes de brigadistas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 3238-1334.