Carnaval já agita fim de semana em Rio Preto

Blocos começam seus cortejos, Trem Caipira recebe muito samba e ações continuam se intensificando na próxima semana

22 de fevereiro de 2019

As festividades carnavalescas em Rio Preto, já começaram. Após a eleição da Corte Real no dia 17, neste final de semana a folia já toma corpo com batuques e muito samba no distrito de Engenheiro Schmitt

Neste sábado, dia 23, o Bloco de Rua Toca da Carlota faz seu cortejo com muito samba e marchinhas das 15h às 19h. A concentração começa no Asilo do Distrito de Engenheiro Schmitt (Rua Voluntários da Pátria, 44), passa pela Rua Voluntários da Pátria sentido Centro até à Rua Coutinho Cavalcante, descendo até a Rua Sete de Setembro. A dispersão será na Rua Sete de Setembro em frente à Estação Ferroviária (Seringueira).

No domingo, dia 24, último do mês é dia de passeio do Trem Caipira que também se veste de Carnaval. Os foliões, ou melhor, os passageiros do Trem Caipira, deste domingo, dia 24, irão fazer uma viagem especial entre as estações ferroviárias de São José do Rio Preto e Engenheiro Schmitt.

Na estação de Rio Preto os passageiros serão recebidos pelos músicos da Camerata Jovem Beethoven com “Marchinhas de Carnaval”. Os músicos também seguirão viagem tocando músicas de Carnaval durante o trajeto de 40 minutos.

Ao chegar no Distrito de Engenheiro Schmitt os passageiros poderão se divertir ao som da Bateria da Escola de Samba Acadêmicos de Rio Preto, cujo samba enredo deste ano será em homenagem ao artista plástico primitivista Daniel Firmino. O evento é aberto para quem quiser participar. Os moradores de Schmitt que quiserem, podem se divertir na folia com os passageiros do trem.

A escola é uma das vencedoras do Prêmio Cultural Nelson Seixas e vai desfilar na avenida durante a programação de Carnaval da cidade.

O próprio Daniel Firmino estará na estação para receber a homenagem e brincar o carnaval com os passageiros.

A Viagem do Trem Caipira com Carnaval é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e da Secretaria de Cultura, com Apoio Cultural da Unimed e o Apoio Técnico e Operacional da Rumo Logística.

São esperados 100 passageiros para esta viagem. Sendo que 50 vão de Trem e voltam de ônibus, os outros 50 voltam de trem e vão de ônibus. O embarque em Rio Preto está marcado para as 8 horas deste domingo.

A programação do Carnaval de Rio Preto está só começando. Ao longo da próxima semana ainda tem Ala Show Gaviões do Samba na Festa de Carnaval dos Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social, que acontecerá na Swift. No dia 1º de março, próxima sexta, mais dois blocos fazem cortejo pela cidade, o Bloco do Aurora e o Obará Bloco Afro. Confira a programação completa do Carnaval que vai até dia 5 de março. Até lá calendário com uma série de eventos como desfiles de blocos e apresentações de alas show, além do desfile das escolas de samba previsto para 3 de março, foi elaborado pela Secretaria de Cultura que entra como realizadora e/ou apoiadora dos eventos. Todas as ações são gratuitas .

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2019
23/02
Bloco de Rua Toca da Carlota
15h às 19h
Concentração: Asilo do Distrito de Engenheiro Schmitt ( Rua Voluntários da Pátria, 44
Cortejo: Rua Voluntários da Pátria sentido Centro até à Rua Coutinho Cavalcante, descendo até a Rua Sete de Setembro.
Dispersão: Rua Sete de Setembro em frente à Estação Ferroviária – Seringueira.

24/02
Ala Show Acadêmicos de Rio Preto
11h30 às 12h30
Local: Estação Ferroviária do Distrito de Engenheiro Schimitt– Chegada do Trem Caipira – Sem Cortejo

28/02
Ala Show Gaviões do Samba – Festa de Carnaval dos Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social
15h às 16h
Local: Swift (auditório) – Avenida Duque de Caxias, 3900

01/03
Obará Bloco Afro
11h30 às 12h30
Praça Rui Barbosa – Centro – Cortejo pelo Calçadão

01/03
Aurora, o Bloco
18h às 00h
Concentração: Rua Paulo Setúbal
Cortejo: Rua Paulo Setúbal / Avenida Adolfo Lutz / Rua Aristides Serpa / Rua Dezenove de Julho / Rua Souza Barros
Dispersão: Rua Souza Barros.

02/03
Bloco do Saci
11h às 15h
Concentração: Mercadão Municipal (Rua Antonio de Godoy, Centro)
Cortejo: Rua Antonio de Godoy / Rua Marechal Deodoro da Fonseca / Avenida Alberto Andaló / Avenida Adolfo Lutz / Rua Aristides Serpa
Dispersão: Rua Aristides Serpa

02/03
Bloco Jejenagô Afoxé
16h às 22h
Concentração: Rua Azaim Pinto Murta, 136, Jardim Vitória Régia.
Cortejo: Rua Azaim Pinto Murta / Rua Ellias Gabriel / Rua Benedito Lourenço / Avenida Major Leo Lerro / Rua Azaim Pinto Murta
Dispersão: Rua Azaim Pinto Murta, 136

03/03
Bloco do Vasco
16h às 00h
Concentração: Centro Cultural do Vasco (Rua São João, 1840)
Cortejo: Rua São João/ Rua Ipiranga / Avenida Brasil / Rua Major João Batista França / Rua São João.
Dispersão: Centro Cultural do Vasco (Rua São João, 1840)

03/03
DESFILE DE RUA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP + OBARÁ BLOCO AFRO
20h às 00h
Local: Em frente ao Complexo Swift de Educação e Cultura – Avenida Duque de Caxias, 3900.

Bloco do Vasco
16h às 00h
Concentração: Centro Cultural do Vasco (Rua São João, 1840)
Cortejo: Rua São João/ Rua Ipiranga/Avenida Brasil/Rua Major João Batista França/Rua São João.
Dispersão: Centro Cultural do Vasco ( Rua São João, 1840)

Bloco Carnavalesco OcupAção e Cultura
16h às 22h