Castramóvel adquirido pela Prefeitura já está em Rio Preto

Veículo foi conquistado através de emenda parlamentar do deputado Ricardo Izar

18 de dezembro de 2018
Castramóvel

O Castramóvel já chegou a Rio Preto. O veículo foi adquirido pelo município por meio de repasse do Governo Federal, com intermediação do deputado Ricardo Izar, e auxiliará nas ações de controle de zoonoses e controle populacional de cães e gatos. A princípio, o Castramóvel vai permanecer em bairros onde há registros de animais em situações de abandono e maus-tratos.
Com a entrega do veículo ao município, o Castramóvel será equipado, com balança, kit oxigênio e ganchos, e passará por homologação no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A previsão é de que o Castramóvel comece a funcionar no primeiro trimestre de 2019.

Castração pela rede pública

A castração pela rede pública de saúde de Rio Preto atende a critérios específicos, como o cadastro prévio, com fila de prioridade. O cadastro pode ser feito no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Poupatempo e Ganha Tempo Cidadão. Para se cadastrar, o responsável pelo animal deve estar munido de RG e CPF originais, comprovantes de residência em Rio Preto de no máximo três meses de emissão, inscrição no Cadastro Único (caso possua) e número de telefone. O cadastro é limitado a cinco animais por pessoa.
Até novembro deste ano, 3.293 cães e 2.623 gatos foram castrados pelo CCZ, totalizando 5.916 animais.

Critérios

Os critérios para a fila da castração estão definidos no Decreto nº 18.022, de 17 de abril de 2018, que normatiza a realização de castrações gratuitas de cães e gatos, no município. Os critérios para a prioridade das castrações são estabelecidos por meio de pontuações, como a adoção de um animal no Centro de Controle de Zoonoses ou a adoção de um animal de ONG ou protetor cadastrado na Diretoria de Bem-Estar Animal. A medida visa também estimular a adoção de animais.
Os usuários cadastrados podem acompanhar a fila da castração pelo site da prefeitura: https://www.riopreto.sp.gov.br/castracao/.