Cerca de mil pessoas já procuraram Programa Antitabagismo

31 de maio de 2019

Desde 1987, o dia 31 de maio é considerado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em Rio Preto, a prefeitura apoia a campanha e realiza desde 2009 o Programa Antitabagismo, que contabiliza cerca de mil triagens nos dez anos de funcionamento.

O Programa começou em uma unidade básica de saúde. Com a procura cada vez maior de interessados em parar de fumar, foi ampliado, e hoje funciona em seis unidades, com sete grupos: Estoril, Jardim Americano, Rio Preto I, Santo Antonio, Solo Sagrado e Vila Toninho.

Para participar, basta procurar a recepção da unidade de saúde mais próxima da residência e se inscrever. O interessado passará por uma triagem, que inclui entrevista, avaliação clínica e exames, e depois iniciará a participação em uma das unidades que oferecem o programa.

O tratamento completo inclui dez encontros em grupo, com duração total de quatro meses. Durante esse tempo, os pacientes compartilham a rotina com os outros participantes e são orientados pela equipe, formada por psicóloga, médica e enfermeira. Durante os encontros, são trabalhados temas como as dependências química e psicológica e mudança de hábito.

Caso seja necessário, o paciente também recebe medicamentos, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. “A princípio, os pacientes recebem adesivos de nicotina, que ajudam a reduzir a abstinência a essa substância. Depois, fornecemos outros medicamentos, de acordo com a necessidade de cada paciente”, afirma a psicóloga responsável pelo Programa, Maria Isabel Cerva.

De acordo com a psicóloga, cerca de 50% dos participantes conseguem parar de fumar. Em 2018, o Programa realizou 145 triagens. Foram nove grupos no decorrer do ano, nos quais 65 participantes pararam de fumar, 40 não conseguiram parar e 36 desistiram do tratamento.

O Programa Antitabagismo é gratuito. Para mais informações, interessados podem se informar na recepção das unidades que oferecem o programa, ou pelo telefone 3216-9758.

Letícia Greco